Como criar histórias da qual as pessoas se lembrarão para sempre? John Truby busca responder essa pergunta no livro Anatomia da história (Seiva, R$ 129,90 – Trad.: Isadora Prospero). No volume, de 512 páginas, o consultor de roteiros de Hollywood elenca 22 passos para dominar a arte de criar histórias. Oferecendo novas técnicas e uma abordagem original, Truby ensina como construir uma narrativa eficaz, profunda e multifacetada, ilustrados com análises de grandes sucessos do cinema e da literatura como Casablanca, Tubarão, O poderoso chefão, O grande Gatsby e Hamlet.

O método foca o crescimento moral e emocional dos personagens, valorizando a rede de relações entre eles e a conexão entre tema e estrutura. Os fundamentos apresentados na obra servem na criação de roteiros, romances, contos, crônicas e narrativas de não ficção.

O livro é um dos primeiros publicados pela novíssima Seiva, editora, que também é uma escola e uma comunidade criativa, idealizada por Daniel Lameira (ex Intrínseca, Aleph e Antofágica) e Adriano Fromer (Aleph). Sob o mote “Coragem para criar”, a Seiva quer provar que a arte é para todos.