No próximo sábado (22/06), a Associação de Escritores e Ilustradores de Literatura Infantil e Juvenil (Aeilij) realiza a cerimônia de entrega do seu prêmio anual. O evento acontecerá a partir das 16h, na Livrara NoveSete (Rua França Pinto, 97 – Vila Mariana – São Paulo/SP). Na mesma ocasião, a entidade que reúne criadores da literatura infantil e juvenil vai celebrar seus 25 anos de vida.

Concorrem ao prêmio 20 títulos em cinco categorias, além do Destaque Hors Concours. Na categoria Texto Literário Infantil, estão no páreo: Cabo de guerra (Moderna), de Ilan Brenman e Guilherme Karsten; Dez baleias na estação esperando pelo trem (Amalivros), de Christian David e Anielizabeth; O que mamãe não sabe (Caixote), de Rodrigo Andrade, e Os pombos (Companhia das Letrinhas), de Blandina Franco e José Carlos Lollo.

Já na categoria Texto Literário Juvenil, concorrem: Broto (Barbatana), de Raíssa Kaspar e Fran Matsumoto; Caruá: Contos do sertão (Elo), de Silvia Camossa e Joana Velozo; Grãos de paisagens (Anzol), de Marília Lovatel e Anna Charlie; Meu nome é Mashala (Saberes e Letras), de Rogério Andrade Barbosa e Maurício Negro, e O pulo da carpa (SM), de André Gravatá e Cynthia Gyuru.

A terceira categoria é Adaptação ou Reconto. Nela concorrem: Akenda Mbani (Aletria), de Rosana Mont’Alverne e Bruna Lubambo; A tempestade em cordel (Florear), de Marco Haurélio e Jô Oliveira; E a princesa não queria casar! (Yellowfante), de Ana Elisa Ribeiro e Angelo Abu; Memórias de um cavalo de madeira (Bennu), de Severino Rodrigues e Luciano Tasso, e Odisseia em quadrinhos (FTD), de Silvana Salerno e Jefferson Costa.

A rainha louca, louca, louca (Aletria), de Anabella López; A menina e as estrelas (Olho de Vidro), de Mariana Ianelli e Fereshteh Najafi; Fevereiro (Caixote), de Carol Fernandes; Loba (Pequena Zahar), de Roberta Malta e Paula Schiavon, e O caminho para a casa de barro (Baião), de Xadalu Tupã Jekupé e Rita Carelli completam os livros na parte competitiva do prêmio, na categoria Conjunto de Ilustrações.

O livro Sereno mundo azul (Global), de Marina Colasanti e Elizathe Builes recebe o selo Hors Concours.