Na semana passada, o escritor brasileiro Leonardo Tonus foi nomeado professor catedrático da Universidade Sorbonne Nouvelle, em Paris. Com isso, ele alcança o posto mais alto da academia na França. Por 23 anos, Tonus ensinou literatura lusófona na Sorbonne. Além disso é poeta premiado, foi curador do Salão do Livro de Paris e por sete anos realizou um festival para celebrar a literatura brasileira na França.

No novo cargo, Tonus quer ajudar a popularizar a nossa literatura por lá. Em entrevista à Veja São Paulo, Tonus registrou que os franceses querem saber mais sobre a nossa produção literária. “Os franceses são curiosos sobre a nossa ruralidade e a nossa ancestralidade multinétnica, por exemplo. O fenômeno Torto arado, de Itamar Vieira Jr., é comparável a Paulo Coelho”, disse.

E por falar em França…

Em junho de 2023, os presidentes Lula e Emmanuel Macron decidiram organizar, em 2025, uma Temporada Brasil-França, com o objetivo de dar novo impulso à relação bilateral entre os dois países. Uma série de atividades multidisciplinares devem acontecer a partir de janeiro de 2025.

Até o dia 28 deste mês, interessados em apresentar propostas podem acessar o edital da Temporada Brasil-França. O edital vai privilegiar projetos que envolvam os seguintes temas: Clima e transição ecológica,  Diversidade das sociedades e diálogo com a África e Democracia e globalização equitativa.