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Blog – Nespe

Varejo de livros começa o ano com bons números

1 mar 2022 | Notícias

Refletindo o otimismo da reta final do ano passado e, impulsionado pelo período de volta às aulas, o primeiro período de 2022 traz números positivos para o setor livreiro, motivando a cadeia para o que promete ser um ano de menor instabilidade, depois de crises econômicas e dos impactos da pandemia.

Aumento no número de exemplares vendidos

De acordo com os dados apurados pelo Painel do Varejo de Livros no Brasil, realizado pela Nielsen Bookscan e
divulgado pelo Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL), foram vendidos 5,53 milhões de livros entre 03 e 30 de janeiro de 2022. Isso representa aumento de 22,4% em relação ao mesmo período do ano passado, quando as vendas foram de 4,5 milhões de exemplares.

Faturamento cresce 20%

Em faturamento, o setor arrecadou R$ 258,78 milhões, o que equivale a uma alta de 20%, se comparado a janeiro de 2021, quando os estabelecimentos monitorados pela Nielsen movimentaram R$ 215,59 milhões.

Efeito volta às aulas

“O número é animador, mas é importante observar os próximos meses, pois parte desse crescimento elástico, bem no início do ano de 2022, está associado ao deslocamento da campanha de volta às aulas, que em 2021, foi atrasada em função do cenário de pandemia.” Afirma Ismael Borges, gestor na ferramenta Nielsen Bookscan no Brasil.

As campanhas dos varejistas para o volta às aulas refletiu o bom desempenho do gênero didáticos, que alcançou 35,1% do faturamento do setor nesse primeiro período do ano, uma variação positiva de 3,5 p.p. em 2022.

Para Dante Cid, presidente do SNEL, a recuperação dos didáticos é fundamental para o equilíbrio do mercado. “Os didáticos foram profundamente impactados pela suspensão das aulas presenciais em 2020 e o cenário de incerteza de 2021. Com a normalização do ensino, esperamos que haja uma curva ascendente, como a que vimos com livros de Obras Gerais, por exemplo.

Como é feito o Painel do Varejo de Livros no Brasil?

Os Painel do Varejo de Livros no Brasil têm como base o resultado da Nielsen Bookscan Brasil, que apura
as vendas das principais livrarias e supermercados no país.

Para a realização do Painel, a Nielsen coleta os dados diretamente do “caixa” das livrarias, e-commerce e varejistas colaboradores. As informações são recebidas eletronicamente em formato de banco de dados. Após o processamento, os dados são enviados online e atualizados semanalmente.

 

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