Entre 16 e 18 de março, Brasília recebe os workshops “Publique-se: como publicar seu livro de maneira independente”, “Livro: se não for para afetar, melhor nem publicar” e “De autor para autor: compartilhando experiências”, originalmente produzidos em Juiz de Fora (MG) pela Editora Paratexto.
Os encontros presenciais têm o objetivo de propor um panorama da publicação independente, com interação entre editores e autores. Os cursos acontecem no Infinu – Comunidade Criativa (CRS 506 bloco A loja 67, Brasília-DF).
Podem participar: escritores, livreiros, profissionais do livro, estudantes, professores e interessados no mercado editorial. As inscrições são gratuitas (e limitadas) e estão disponíveis pela plataforma Sympla.
Os workshops foram idealizados pela jornalista e editora juizforana Fernanda Vizian, ex-aluna do Nespe, e pela poeta e autora do livro Poesia 365 – minha dose diária, Carol Canêdo.
A edição em Brasília vem desmitificar que não basta ter uma história na cabeça e colocá-la no papel. É preciso entender como funciona e quais são as formas de se publicar um livro de forma independente para fazer valer a elaboração de uma obra literária.
A renovação do processo de publicação exige dos escritores um reposicionamento, sendo necessária a atualização e reciclagem de conhecimentos e trocas de experiências, conhecendo prós e contras, erros e acertos sobre a dinâmica de empreender na escrita.