O livro Cidade, espaço e tempo (e-Publicar, 289 pp, e-book gratuito) reúne 19 trabalhos que estudam cidades e/ou regiões por diferentes perspectivas. O volume é organizado por Fabio Pereira Cerdera e Patrícia Gonçalves de Freitas. Nele, o leitor encontra uma amostra de que a Geografia pode ser estudada em conjunto com a História, com o Turismo, com a Comunicação e com tantas outras áreas.
Um dos artigos presentes no livro é Sexualidades não normativas e lógicas citadinas: efeitos estético-políticos da circulação do dissenso, escrito por Bruna Damaceno Furtado, aluna do Nespe.
No texto, Bruna investiga os efeitos da circulação de corpos com performances não normativas no âmbito da sexualidade nas cidades capitalistas contemporâneas.
Na primeira seção, a autora busca evidenciar as diferentes correntes de pensamento que olham para o fenômeno urbano tentando compreendê-lo sob diferentes prismas epistemológicos.
A segunda parte do artigo tem por objetivo escrutinar as diferentes normas e lógicas de poder que incidem sobre as sexualidades dissidentes e operam em suas possibilidades de circulações no espaço da cidade.
Por último, à luz das contribuições do filósofo Jacques Rancière, a parada LGBTQIA+ foi considerada enquanto um corpo de manifestação capaz de incitar e criar uma cena de dissenso na cidade, sendo esse e a política ideias-chave para uma aposta emancipatória de transformação das espacialidades e apropriações urbanas.
Se você também é aluno(a) do Nespe e quer ter seu livro aqui no Happy Hour, conta pra gente por meio deste formulário.