Continuamos atualizando o nosso site. Se tiver problemas, entre em contato pelo Whatsapp :)

Blog – Nespe

Saraiva relança seu e-commerce

19 out 2022 | Mercado, Notícias

O ano de 2018 foi um marco no setor livreiro nacional. As duas principais redes de livrarias do país daquele momento pediram recuperação judicial. Juntas, Saraiva e Cultura deviam quase R$ 1 bilhão. Isso num ano em que o varejo nacional de livros fechou com faturamento aproximado de R$ 1,5 bilhão, de acordo com o Painel do Varejo de Livros no Brasil.

Foi um grande baque para os editores.

A Saraiva parece começar a colocar a cabeça para fora da água. Registrou lucro no último trimestre, depois de anos operando no vermelho. E agora, começa a falar em crescimento da sua rede.

Reformulação do e-commerce da Saraiva

Na última segunda, a empresa anunciou que vai relançar o seu e-commerce e retomar o plano de expansão de lojas físicas.

A’O Globo, Marcos Guedes, CEO da empresa, reconheceu que ainda não tem geração de caixa suficiente, mas quer reconquistar clientes e voltar a crescer.

A ideia da Saraiva é que o site volte a ser um marketplace, com ofertas de terceiros que pagam uma taxa de remuneração ao site. A retomada foi desenhada por Germán Quiroga, que participou da criação da B2W e foi conselheiro da Centauro, varejista na área esportiva.

O foco das vendas proprietárias – as não realizadas por terceiros – ficará nos livros e nos itens de papelaria. Além disso, a Saraiva usará a sua malha de lojas para abrigar os estoques do e-commerce.

“Não queremos fazer competição de preço, nem inflar o caixa com o site. O plano é aumentar a relevância da Saraiva, complementar as lojas físicas e dar comodidade ao cliente”, disse Gudes ao diário carioca.

Novas unidades da Saraiva

A livraria, que chegou a ter 114 lojas, opera agora com 32 unidades. O plano é abrir mais dez até o fim de 2023. Ainda em 2022, a Saraiva prevê inaugurar uma nova loja em São Paulo.

As novas lojas serão menores e instaladas em cidades onde há poucas livrarias. A Saraiva abandonou o modelo de megastores. As poucas unidades neste formato serão reformuladas, incluindo as lojas de Porto Alegre, Sorocaba (SP) e Manaus. Marcos Guedes fala em lojas de até 500 m² e ainda avalia a possibilidade de unidades no formato de quiosques em shoppings.

Loja Saraiva Shopping Creditos Humberto Sousa 1

Continue lendo o Blog NESPE

Pin It on Pinterest