Em 1949, em O herói de mil faces, o estudioso Joseph Campbell conceituou a chamada Jornada do Herói. Ele conceituou uma estrutura presente nos mitos e replicada em todas as boas histórias já contadas e recontadas pela humanidade.
Tendo este clássico como referência, Christopher Vogler escreveu A jornada do escritor: Estrutura mítica para escritores (Aleph, 488 pp, R$ 99,90 – Trad.: Petê Rissati). Nele, o escritor e roteirista Christopher Vogler fez uma detalhada e esclarecedora análise desse conceito. Para isso, recorreu à sua experiência na indústria cinematográfica norte-americana.
O livro se tornou uma obra de referência fundamental não apenas para quem deseja escrever boas histórias, como para quem quer entendê-las melhor, relacionando-as à própria vida.
Por fim, A jornada do escritor se firmou como um guia fundamental para escritores, estudiosos da arte narrativa e todos aqueles que desejam entender as relações entre mito e cotidiano. Também é considerado referência e amplamente utilizado em faculdades de Jornalismo, Publicidade, Letras e Cinema.