O último domingo (23) marcou o fim da Feira do Livro de Frankfurt que chegou, em 2022, a sua 75ª edição. De acordo com os organizadores, mais de 180 mil visitantes passaram pela Feira que reuniu mais de 4 mil expositores de 95 países.
A Feira do Livro de Frankfurt volta a ter uma edição plena desde o início da pandemia. No ano passado, marcado pelo hibridismo, Frankfurt recebeu 36 mil visitantes profissionais. Neste ano, o número saltou para 93 mil.
No entanto, os números positivos ficam negativos quando comparados aos de 2019, pré-pandemia. Naquele ano, a Feira reuniu mais de 302 mil visitantes. Nesta base de comparação, a queda do número de expositores também é significativa. Em 2019, eles eram 7.450.
O tom político
A principal feira de negócios do livro no mundo é, sobretudo, um palco político. E, nesta edição, os alemães não fugiram deste compromisso. Os protestos no Irã, a guerra na Ucrânia e as suas crescentes tensões com a Rússia tiveram espaço certo na Feira do Livro de Frankfurt.
O evento recebeu, inclusive, uma mensagem de Volodymyr Zelensky. Em vídeo, o presidente ucraniano agradeceu pelo apoio recebido da Feira e declarou que a Europa precisa estar unida na luta pela liberdade.
“Em meio a uma situação política global opressiva, esta feira enviou sinais importantes: encontros presenciais que servem como antídoto para a polarização em tempos de debate acalorado”, disse Juergen Boos, diretor da Feira do Livro de Frankfurt.
“A Feira foi uma grande celebração do entusiasmo das pessoas pelos livros e pela democracia”, completou Karin Schmidt-Friderichs, presidente da Associação Alemã de Editores e Livreiros.
Espanha em destaque na Feira do Livro de Frankfurt
A Espanha escolheu como lema “Spilling Creativity” (“derramando criatividade” em tradução livre). Com isso, o país convidado de honra apresentou a sua diversidade linguística e criativa.
Desde 2019, quando se deu o primeiro passo como país homenageado, cerca de 400 novos livros espanhóis foram publicados em alemão.
Figuras mundialmente famosas como Rosa Montero, Arturo Pérez-Reverte e Fernando Aramburu estiveram presentes em Frankfurt.
Para quem não foi à Feira do Livro de Frankfurt
Para quem não a Frankfurt, o evento colocou boa parte de sua programação em seu canal no YouTube. Vale muito assistir.
A próxima edição da Feira do Livro de Frankfurt já tem data marcada: 18 a 22 de outubro de 2023. A Eslovênia será o país convidado.