Continuamos atualizando o nosso site. Se tiver problemas, entre em contato pelo Whatsapp :)

Blog – Nespe

Laboratórios de edição: local de experimentação

7 dez 2022 | É de casa

 

Logo mais, às 17h30, desta quarta-feira (07), a portuguesa Sandra Santos e a professora Maria Aparecida Salgueiro (Uerj) estarão juntas para lançar o livro Laboratórios de edição no Brasil: entre formação e inserção (Laboratório de Publicações Lima Barreto, 72 p., gratuito).

Escrito por Sandra, o livro perfila seis laboratórios de edição do Brasil:

  • Com-Arte, editora-laboratório do curso de Editoração da Universidade de São Paulo (USP);
  • Laboratório de Edição, Cultura e Design (Lead), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS);
  • Laboratório de Edição (Labed) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG);
  • Laboratório de Edição do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet-MG);
  • Laboratório de Edição (Labedição) do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Literatura da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e
  • Editora Experimental pE.com, ligada ao curso de Comunicação Social – Produção Editorial da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
  • Sandra entende os laboratórios como um lugar promotor de atividades coletivas que instigam cada aluno a se unir em prol de um projeto. Neste sentido, ela faz uma ponte entre academia e mercado editorial.

Erros e acertos e o local de experimentação

“Dentro do eixo acadêmico, é crucial que o ambiente de aprendizagem represente um espaço de experimentação, no qual os acertos e os erros fazem parte do processo de criação”, ressalta Sandra.

“Nesse sentido, os laboratórios de edição carregam, em seu bojo, o exercício do fazer com objetivos pedagógicos, voltados para o estímulo e a qualificação das práticas editoriais dentro e fora da universidade. E, com isso, (in)formam as próximas gerações de profissionais do livro – e são (in)formados por elas”, avalia a professora Marília Barcellos (UFSM), na apresentação do volume.

Além disso, a pesquisadora remonta a história da formação de cada um dos laboratórios. E, a partir disso, ressalta as estratégicas pedagógicas e mercadológicas de cada um dos laboratórios.

O evento de lançamento de ‘Laboratórios de edição no Brasil’

O evento de logo mais acontece na Livraria EdUERJ, localizada no hall dos elevadores do campus Maracanã da Uerj, no hall dos elevadores. Não esqueça a sua máscara de proteção facial e o seu comprovante de vacinação.

Se você não puder ir até o lançamento, onde o livro físico será distribuído gratuitamente, pode baixar Laboratórios de edição no Brasil aqui.

É de casa

O leitor mais atento vai observar, na ficha técnica de Laboratórios de edição no Brasil, que o livro foi editado por Iuri Pavan, ex-aluno do Nespe. Se você é aluno ou ex-aluno da casa, pode enviar o seu livro para que a gente possa destacar aqui no Happy Hour Nespe. É fácil, basta preencher este formulário.

 

Lab de edicao

Continue lendo o Blog NESPE

Pin It on Pinterest