De acordo com a Pesquisa Produção e Vendas do Setor Editorial Brasileiro (CBL/SNEL/Nielsen), as editoras brasileiras produziram 48 mil títulos no ano passado. Isso representa mais de 900 livros por semana. Como fazer um livro específico se sobressair nesse enorme contingente de publicações e fazê-lo encontrar-se com o seu leitor?
Talvez, o primeiro passo é entender que os metadados – os dados sistematizados sobre dados – são muito importantes nessa missão. Quanto mais completos e mais bem-administrados eles forem, mais aumentará a possibilidade para que os livros fiquem visíveis e localizáveis nas livrarias, lojas on-line, bibliotecas ou buscadores da internet.
Mas como fazer isso de forma efetiva? A MVB – plataforma de gestão de metadados dona da marca Metabooks – e a Bookwire – distribuidora de conteúdos digitais – se juntaram para lançar o livro Pensando fora da capa – [quase] tudo que você precisa saber sobre metadados (85 pp, Download Grátis).
Com o mote “Com metadados bem-administrados, seu livro vai na prateleira certa”, o livro ensina, dando um passo-a-passo detalhado, como gerenciar os metadados de um livro. O título destaca ainda a dinâmica dos metadados e a importância de revisitá-los regularmente. “São informações vivas que se atualizam com frequência. Sim! Metadado é um ser vivo! Dinâmico, do dia-a-dia, em permanente atualização”, defendem os organizadores da obra.
A versão digital do livro está disponível nas plataformas de vendas de e-books. E o melhor: grátis. Só baixar e manter sempre ao alcance das mãos.