O novo Ministério da Educação nomeou Fernanda Macedo Pacobahyba como presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). O FNDE é o órgão responsável pela compra de livros pelo governo federal.
No seu currículo, consta que foi a primeira mulher secretária da Fazenda do Estado do Ceará, em 183 anos da instituição. Além disso, Fernanda Pacobahyba é doutora em Direito Tributário pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), mestre em Direito Constitucional pela Universidade de Fortaleza (Unifor) e tem MBA em Gestão Pública pelo Instituto de Ensino e Pesquisa (Insper).
Na educação, tem experiência na docência, sendo professora da pós-graduação em Direito e Processo Tributário na Unifor e do MBA do Instituto Brasileiro de Estudos Tributários (Ibet), onde também é conferencista.
No ano passado, foi vencedora do Troféu Empreender, conferido pelo Grupo de Comunicação O Povo, do Ceará.
“Fazer parte do Ministério da Educação é uma missão que assumirei com muita alegria e vigor, porque sempre acreditei na educação como a forma mais importante para o desenvolvimento das pessoas. Enfrentarei todos os desafios na presidência do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação para garantir recursos que possam ser investidos para uma educação de qualidade para o povo brasileiro”, afirmou Fernanda na posse.
Não há, por enquanto, notícias sobre mudanças nos programas dos livros, que seguem coordenados por Nadja Cezar Ianzer Rodrigues, funcionária de carreira do FNDE.