Tradicionalmente, a Feira do Livro Infantil e Juvenil de Bolonha é a que abre o calendário anual de feiras internacional voltadas para os negócios do livro. Neste ano, ela acontece de 6 a 9 de março.
Sessentona, a Feira é a mais importante quando o assunto é a compra e venda de direitos de obras voltadas para crianças no mundo. Ao todo, os organizadores esperam 1350 expositores de 90 países, inclusive o Brasil.
“Se olharmos para o caminho percorrido nos últimos dez anos, desde que celebrámos o nosso 50º aniversário, vemos um enorme desenvolvimento da nossa presença no mercado internacional. Hoje, a feira do livro de Bolonha é um sistema de feiras (…). [Chegamos ao] outro lado do mundo, em Xangai, e cumprimos um ciclo contínuo de colaborações e presenças em vários países”, observou Elena Pasoli, responsável pela Feira. “Se olharmos para o futuro, projetos não faltam, a Feira está pronta para voltar ao trabalho na próxima década com a mesma energia e criatividade de sempre: ‘ainda arrasando’, como diz o nosso slogan!”, completou.
Brasil à Bolonhesa
Ao divulgar a sua programação de 2023, a Feira destacou dois profissionais brasileiros que comporão a programação especial de 60 anos. O primeiro deles é Roger Mello, o único ilustrador brasileiro a ganhar o Hans Christian Andersen, e figura certa em Bolonha. Ele integra um time considerados pela feira como “maiores nomes da ilustração” no mundo.
Outro nome destacado pelos organizadores é da Bel Santos Mayer, que participará do evento debatendo a promoção da leitura em áreas desfavorecidas.
Focos e temas
Neste ano, Bolonha acolherá encontros sobre alguns dos grandes temas que animam o debate sobre o futuro e o presente da edição mundial. Um deles é o da censura nos livros infantis, que terá como principal convidado o autor David Levithan (EUA). Além disso, debaterá o papel da inteligência artificial no processo de criação e os seus impactos nos negócios do livro.
A Ucrânia também receberá especial atenção da feira. A nova cara da ilustração ucraniana será representada por nomes como Oleg Gryshchenko, Anna Sarvira e Yuliia Kozlovets.
A edição celebrará um “aniversário dentro do aniversário”, com uma homenagem a um dos protagonistas da literatura italiana do século XX: Italo Calvino, que terá seu centenário celebrado em 2023. Uma mostra exibirá 120 ilustrações inspiradas na produção literária de Calvino.