Em entrevista ao portal Nonada, Fabiano Piúba, titular da Secretaria de Formação, Livro e Leitura do MinC, revelou detalhes sobre as políticas públicas voltadas ao livro e à leitura que deverão ganhar corpo nos próximos anos.
Uma das prioridades é a regulamentação da Lei Castilho, que instituiu no País a Política Nacional de Leitura e Escrita. A Lei prevê ações estratégicas – incluindo orçamento – para criação de metas concretas para o Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL).
“O Plano Nacional do Livro e Leitura será retomado como uma construção social e coletiva, assegurando a manifestação do Conselho Nacional de Educação (CNE), do Conselho Nacional de Política Cultural (CNPC), bem como de secretarias estaduais, distritais e municipais de cultura e de educação, do setor privado e, principalmente, da sociedade civil”, disse Piúba ao portal.
Outro projeto que Piúba promete resgatar é o Proler – Programa Nacional do Livro e Leitura, que tem como foco a formação de leitores no país. Segundo Piúba, a pasta avalia também a possibilidade da retomada do projeto Agentes de Leitura, em um formato mais dinâmico, e afirma que o Prêmio Viva Leitura retorna este ano.
Para conferir a íntegra da entrevista, clique aqui.