A coletânea Materialidades do texto (Moinhos / Contafios, 220 pp, R$ 58) é resultado de uma reflexão coletiva sobre a mobilidade e instabilidade dos textos literários. Organizada por Ana Utsch e Thiago Landi, a obra reúne 12 ensaios divididos em duas partes.
A primeira parte de Materialidades do texto, intitulada “Espaços do Livro”, concentra-se na identificação dos discursos sobre o livro, a edição e seus gêneros dentro das narrativas literárias e artísticas. Esses ensaios enaltecem o poder do impresso tanto na palavra quanto na imagem, destacando a importância desses elementos no contexto da obra. Por meio desse diálogo entre edição e literatura, o leitor passa a refletir sobre as diversas formas de interação que ocorrem entre os dois.
Em seguida, na segunda parte intitulada “Estados do Texto”, os ensaios abordam a instabilidade das formas de circulação dos textos. Exploram-se aqui as “políticas da literatura” e a multiplicidade de formas pelas quais o texto literário se difunde. Além disso, os textos examinam as complexas relações entre o texto autógrafo e os processos editoriais. Por fim, mergulha-se nas realidades históricas e editoriais que moldaram a própria criação literária.
Materialidades do texto integra a coleção Pensar Edição.