Rodrigo Casarin é um jornalista especializado em literatura. Desde 2015, edita a Página Cinco, coluna de livros no UOL. Seu trabalho foi reconhecido com o Prêmio IPL de 2019, na categoria Mídia. Além da Página Cinco, que já se desdobrou em um podcast, Rodrigo Casarin foi jurado dos prêmios Oceanos e Jabuti.
Com a intimidade de quem dedica a vida a escrever sobre livros, Rodrigo Casarin escreveu A biblioteca no fim do túnel: Um leitor em seu tempo (Arquipélago, 208 pp, R$ 59,90, 34,90 o e-book).
Como quem circula por uma extensa e variada biblioteca, Rodrigo Casarin conduz os leitores por crônicas que exploram dilemas corriqueiros da vida entre os livros. Com seu humor peculiar, ele relata suas experiências de leitura. Conta, por exemplo, sobre as numerosas tentativas para vencer Cem anos de solidão; a relação afetiva com o Menino Maluquinho; a busca por tesouros escondidos nos sebos e a simbologia de “Dom Quixote” em sua vida pessoal.
Convocando nomes como Umberto Eco, Carolina Maria de Jesus, Clarice Lispector e Murilo Rubião, Casarin também projeta a partir dos livros um olhar sobre o mundo. A biblioteca no fim do túnel é uma conversa descontraída em que a literatura é inseparável do cotidiano, da sociedade, do tempo que nos falta, das manias de cada um, da mesa de bar, do futebol, das eternas inquietações humanas e da imprescindível busca por prazer.
O livro está em pré-venda, com entrega prevista para o dia 10 de agosto.