O Ministério da Cultura e do Turismo da Turquia e a Sociedade Turca de Imprensa e Editores divulgaram o calendário para o nono programa de Fellowship de Istambul. A cada ano, o programa seleciona editores internacionais responsáveis por comprar direitos autorais e os convida a participar de uma série de encontros na capital turca. O objetivo por trás disso é promover a literatura do país e ampliar a cooperação mútua, estabelecendo novas relações entre editores turcos e os convidados internacionais.
As inscrições para o programa de 2024 abrem no dia 1º de novembro e seguem até 15 de dezembro de 2023. Os escolhidos serão conhecidos no dia 8 de janeiro e o programa acontecerá entre 5 e 7 de março.
Costumeiramente, o programa oferece diversos níveis de apoio aos convidados internacionais. Eles podem receber desde ajuda com transfer e auxílio de intérpretes nas reuniões de negócios até a cobertura total da viagem. As regras para 2024 ainda não foram divulgadas.
No ano passado, seis representantes brasileiros participaram do Fellowship de Istambul: a Câmara Brasileira do Livro (CBL), as editoras do Brasil, Blucher, FTD e as agências Riff e Abroadbooks.
Os selecionados participam de uma série de reuniões e rodadas de negócios com os editores turcos. Essas reuniões podem ser presenciais, lá em Istambul, ou a distância.
Programa de Apoio à Tradução
Além disso, os participantes têm acesso ao programa de apoio à tradução Teda, que oferece subvenção para editores interessados em publicar literatura turca ou obras sobre arte e cultura do país mesmo aquelas escritas originalmente em outros idiomas. Desde a sua criação, em 2015, o Teda já apoiou mais de 3,5 mil obras publicadas em 87 diferentes territórios. No Brasil, 18 obras foram selecionadas para o programa entre 2015 e 2021 (não há dados disponíveis para depois de 2021).
Para conhecer mais sobre o Fellowship de Istambul, clique aqui.