Continuamos atualizando o nosso site. Se tiver problemas, entre em contato pelo Whatsapp :)

Blog – Nespe

Literatura e arte dão o tom de mostra em celebração à obra de Valter Hugo Mãe

2 jul 2025 | Criatividade e Design, Feiras de Livros e Eventos, Notícias

Em plena temporada de inverno, entre 5 de julho e 24 de agosto, a cidade de Gonçalves, no Sul de Minas Gerais, em meio à Serra da Mantiqueira e perto da divisa com o Estado de São Paulo, é cenário da inédita MoLA – Mostra de Literatura e Arte. A mostra tem como tema “Imprudentemente Poéticos”, transformando em arte, em suas mais diversas manifestações, a profundidade literária do escritor contemporâneo português Valter Hugo Mãe, Prêmio Literário José Saramago (2007), concedido pelo romance O Remorso de Baltazar Serapião, que o próprio Saramago descreveu como um “tsunami literário”.

Rui Neuenschwander, idealizador e um dos dois curadores da MoLA, que se divide atualmente entre Gonçalves e a capital paulista | Foto de Gil Rocha

“A MoLA é uma ideia viva, feita por pessoas que colocam presença, escuta e afeto em cada gesto. Já ‘Imprudentemente Poéticos’, tema desta primeira edição da mostra, é um convite à deriva poética e sensível por meio da obra de um dos maiores escritores contemporâneos da língua portuguesa. Na exposição, não queremos apenas exibir obras inspiradas nos livros de Hugo Mãe, mas expandir os sentidos possíveis para cada leitura, em uma travessia entre literatura e artes visuais”, afirma Rui Neuenschwander, idealizador e um dos dois curadores da exposição.

Ao todo, 15 artistas, entre consagrados e novos criadores, foram convidados a traduzir, além das palavras, a essência das obras de Hugo Mãe, criando peças que ecoem sua sensibilidade. De linguagens diversas, eles interpretam 13 livros do autor, abrindo frestas e rasgos entre a literatura e as artes visuais. Seis dos artistas atualmente radicados em Gonçalves: Cynthia Gavião, Eliana Carvalho, Elias Mota, Paulo Otero, Popoke e Thais Beltrame.

O seleto time de artistas e livros de Hugo Mãe que os inspiraram compõe-se de Alexandra Ward (A Desumanização), Cynthia Gavião (Homens Imprudentemente Poéticos), Eliana Carvalho (O Nosso Reino), Elias Mota (Cantos de Cães e Maus Lobos), Jonas Meirelles (Contra Mim), Ju Violeta (A Desumanização), Manu Maltez (O Remorso de Baltazar Serapião), Paulo Otero (O Paraíso São os Outros), Popoke (O Filho de Mil Homens), Revista Comando (O Apocalipse dos Trabalhadores), Tuscha (As Doenças do Brasil e Homens Imprudentemente Poéticos), Rogério Blach (Deus na Escuridão), Ruzembergue Carvalho (A Máquina de Fazer Espanhóis), Thais Beltrame (O Nosso Reino) e William Mophos (Serei Sempre o Teu Abrigo).

A MoLA ocupa a galeria Art Dialogues (Rua Maestro Herculano, 101, Centro, Gonçalves/MG) entre 5 de julho e 24 de agosto, com visitação de quinta a domingo, das 10h às 18h, durante o mês de julho, e, em agosto, de sexta a domingo, das 10h às 18h.

Caixao Apocalipse V.H.M Xilogravuras Obras do duo Revista Comando Foto Gil Rocha 700x441 1

Continue lendo o Blog NESPE

Pin It on Pinterest