Willa Carther (1873-1947) foi uma das mais importantes escritoras americanas do século XX, reconhecida com o Prêmio Pulitzer e consagrada por obras como My Ántonia e O Pioneers!.
Seu estilo literário é marcado por uma prosa limpa, descritiva e profundamente evocativa. Seu talento para capturar a essência da experiência humana e a beleza da paisagem americana assegurou seu lugar entre os grandes nomes da literatura mundial.
Ela também foi crítica literária. Analisou, com inteligência e franqueza, os estilos e as ideias de escritores como Mark Twain, Edgar Allan Poe, Walt Whitman, Henry James, Kate Chopin, Stephen Crane e outros grandes nomes fundamentais da literatura.
Parte destes textos foi reunida no livro Ensaios e críticas (Cabriolé, 85 pp. R$ 9,90 o e-book – Trad.: Ana Flávia Assis, Cintia Yamanaka, Nadine Moura e Natalia Camargo). Nestes textos, Willa Cather compartilha suas impressões sobre nomes que marcaram época e moldaram a ficção moderna e traz reflexões profundas sobre estilo, forma, linguagem e o papel do escritor.
Mais do que crítica literária, é uma conversa viva sobre o que faz um texto funcionar.