A Literarius, um dos principais sistemas de ERP voltados para o mercado editorial no país, acaba de lançar o Modo IA Literarius, que promete simplificar as rotinas de editores e livreiros.
Emerson Frigério conversou com o Nespe sobre a novidade. Ele explica que os estudos para implementação de dois módulos de inteligência artificial começaram há um ano e o resultado ainda é embrionário. “Este é apenas um dos infinitos recursos que podem ser desenvolvidos”, disse.
O primeiro módulo, explicou Emerson, é voltado para livrarias. “Buscamos resolver um grande problema que os livreiros tinham, que é tentar encontrar um determinado livro a partir de pouquíssimas e não assertivas informações com as quais o cliente chega na loja. O cliente chegava e falava: ‘poxa, eu quero um livro que, se não me engano, é da Editora X, e tem a capa azul’. Mesmo com poucas informações, o livreiro que estiver usando o módulo poderá encontrar o livro”, explicou o executivo.
Para isso, a Literarius buscou um banco de dados atualizado com quase 300 mil títulos pelo qual o livreiro poderá consultar por ISBN, título, autor ou por características físicas da obra. “O livreiro vai poder perguntar para o módulo de IA acoplado no sistema: ‘olha, quero um livro que seja da Editora X, que tenha a capa azul’ e a ferramenta vai fazer uma varredura nos metadados, nos principais portais da internet e vai encontrar alguma coisa nesse sentido”, explicou. Emerson disse ainda que a ferramenta poderá fazer perguntas para desvendar o “mistério do livro de capa azul” e incluir automaticamente os dados do livro ao sistema usado pela livraria para que possa fazer reservas ou encomendas.
A Literarius lançou também um segundo módulo de inteligência artificial que promete ajudar nas questões fiscais de editoras, livrarias e distribuidoras. “Este é um assistente que vai ajudar a definir os códigos de operação fiscal, que é uma dúvida que é comum para livreiros e editores”, defende o executivo. “Ele descreve a operação que vai realizar, conversa com a inteligência artificial, e ela sugere: ‘olha, acredito que essa seja a operação fiscal correta a ser usada’”, completou.
Para um futuro próximo, Emerson promete que a Literarius vai lançar novos módulos que vão ajudar editores e livreiros em questões gerenciais financeiras, de estoque e até na localização de nichos de mercado.
“Nossa ideia é evoluir para um ponto em que o editor não apenas usará nosso sistema, mas o comandará. Ele vai dar comandos e o nosso sistema com inteligência artificial embarcada vai devolver os resultados que ele precisa. Esse é o nosso projeto e a nossa ambição e estamos trabalhando para isso. Temos um laboratório aqui só fazendo pesquisas para isso”, finalizou.



