Continuamos atualizando o nosso site. Se tiver problemas, entre em contato pelo Whatsapp :)

Gestão de Processos Editoriais

Conheça e aplique ferramentas de gestão aos seus projetos editoriais

  • Online ao Vivo
    Modalidade
  • 10/03/2026
    Início das aulas
  • 5 meses
    Duração do Curso
  • terças-feiras semanais
    Quando acontece o Curso
  • 19h às 21h
    Horário do Curso
  • 30 Participantes
    Número máximo de alunos

Descrição

Conheça ferramentas de gestão de processos e suas diferentes aplicações na gestão de processos editoriais. Aprofunde seu conhecimento da cadeia produtiva de publicações e desenvolva o repertório necessário para executar o planejamento estratégico da produção de obras, minimizando (ou mesmo eliminando!) desperdícios. Aumente sua eficiência (saiba o que fazer e como fazer da melhor forma). Organize-se: tenha controle total das suas tarefas e dos seus prazos (e das tarefas e dos prazos da sua equipe). Planeje: otimize tempo e recursos de equipe com cronogramas simples e compartilhados.

Objetivos

A ampla compreensão dos processos editoriais é fundamental para todos os atores da cadeia produtiva de publicações. O mercado editorial cada vez mais demanda que todos os profissionais – de um gerente editorial in house a um prestador externo – dominem o ciclo produtivo de modo a executar cada etapa com mais eficiência, no menor tempo e com pontualidade. Otimize tempo e recursos escolhendo a metodologia de gestão mais adequada ao seu universo e a cada projeto editorial.
  • DOMINE O CICLO PRODUTIVO DO LIVRO
  • SOLIDIFIQUE SEUS CONHECIMENTOS
  • LIBERTE-SE DE RECEITAS DE BOLO E FAÇA AS ESCOLHAS MAIS ADEQUADAS À SUA REALIDADE EDITORIAL
  • OTIMIZE RECURSOS
  • TEORIA E PRÁTICA

Público-alvo

  • EDITORES
  • ASSISTENTES EDITORIAIS
  • PREPARADORES E REVISORES DE TEXTO
  • DESIGNERS E DIAGRAMADORES
  • DEMAIS PROFISSIONAIS DO MERCADO EDITORIAL

Diferenciais

  • AULAS AO VIVO
  • PLATAFORMA GOOGLE
  • FOCO NA PRÁTICA

Tópicos Abordados

FUNDAMENTOS DA GESTÃO EDITORIAL

O mapa essencial para qualquer projeto editorial
  • A cadeia produtiva de publicações: visão geral
  • Atores da cadeia produtiva
  • O ciclo produtivo encadeado: onde estou, o que faço, o que veio antes de mim, o que acontecerá em seguida?

PLANEJAMENTO EDITORIAL

Planejar antes de executar
  • Ferramentas de planejamento e detalhamento de um projeto editorial
  • Definição de escopo do projeto editorial
  • Levantamento de custos do projeto editorial
  • Definição da equipe que executará o projeto
  • Definição de responsabilidades entre cada profissional
  • Elaboração de cronograma

GESTÃO DE PROCESSOS

Controle e decisão rápidas e eficientes
  • Ferramentas para gestão de um projeto editorial
  • Acompanhamento do cronograma
  • Monitoramento de entregas
  • Controle de qualidade
  • Etapas de aprovação interna e externa
  • Controle de execução orçamentária
  • Gestão de eficiência
  • Ferramentas para trabalhar sob pressão
  • Criação de ambientes de compartilhamento de controle e de execução

ENCERRAMENTO DE PROCESSOS

Construção de processos mais eficazes e econômicos
  • Consolidação de aprendizados adquiridos ao longo da execução
  • Construção de ferramentas para uso recorrente em projetos editoriais similares
  • Registro de feedbacks internos e externos

Certificado

Quem tiver presença de 75% nas aulas remotas ao vivo e média mínima de 60 pontos nos exercícios receberá certificado.

Material

Materiais extras ficam disponíveis na plataforma de ensino.

Valores e Pagamentos

Desconto válido para pagamentos até o início do Curso.
Informações vigentes para a turma com início em 10/03/2026

Pagamento via Boleto, PIX, Cartão de Crédito.
Vaga garantida na confirmação do pagamento.

Alunos das Pós-Graduações do NESPE

Pagamento via Boleto, PIX, Cartão de Crédito.
Vaga garantida na confirmação do pagamento.

Docente(s)

Silvia Rebello

Silvia Rebello

Diretora da BR75 texto | produção | design, é especialista em planejamento e gestão de projetos editoriais, com mais de 20 anos de atuação no mercado do livro.
Nenhum Colaborar encontrado

Carga Horária

A carga horária do curso é estimada em 80 horas, sendo:
40 horas de aulas ao vivo
40 horas de dedicação do aluno para acessar o material extra, praticar e fazer exercícios.
O Curso começa em: 10/03/2026
O Curso termina em: 21/07/2026

Requisito

O que você deve saber

Você deve ter certa destreza com o uso de computadores (Windows ou Mac): criação de pasta, salvar e copiar arquivos, receber e enviar e-mails e instalar programas gratuitos.

O que você deve ter

  • Um computador com acesso à internet
  • Uma conta de e-mail gratuita do Gmail para acessar a plataforma Google Sala de Aula

Pronto para o próximo passo?

Outros Cursos Livres NESPE

Cursos LivresEAD ao vivo

Criatividade e Inovação

Conheça métodos para gerar ideias, selecioná-las, refiná-las e apresentá-las estrategicamente, em mais de 40 exercícios de brainstorming, pensamento visual, storytelling, controle de qualidade e análise de tendências, entre outros. Inclui um diário criativo digital e outros recursos.

Próxima turma: 11/08/2025
Aulas: semanais, às segundas-feiras
Dedicação: 80 horas

Matricule-se

Saiba mais

Cursos LivresEAD ao vivo

Design Editorial

Conheça o design editorial do início ao fim, entenda como o design influencia no custo e na produção gráfica de um livro, desenvolva seu olhar estético e domine o vocabulário e as principais referências visuais da profissão. Atenção: não é mais um curso de InDesign.

Próxima turma: 12/08/2025
Aulas: semanais, às terças-feiras
Dedicação: 80 horas

Matricule-se

Saiba mais

curso design editorial design de livros
Cursos LivresEAD ao vivo

Produção de e-books

Aprenda a fazer e-books de forma prática, profissional e completa, utilizando ferramentas pagas ou gratuitas. Conheça o caminho melhor caminho para alcançar sucesso ao colocar seus livros digitais a venda.

Próxima turma: 14/08/2025
Aulas: semanais, às quintas-feiras
Dedicação: 80 horas

Matricule-se

Saiba mais

curso ebooks

Pin It on Pinterest