Blog – Nespe

Bíblia de quem trabalha com livros

6 abr 2022 | Livros sobre livros

A construção do livro: Princípios da técnica de editoração (Lexikon, 640 pp, R$ 119 / R$ 82, o e-book), de Emanuel Araújo, é uma espécie de bíblia de quem trabalha com livros no Brasil. Nele, o professor Araújo explica, em detalhes, todo o processo de produção de livros.

Antonio Houaiss classificou o livro como “obra de consulta e referência indispensável em tudo quanto se refira aos temas do livro”. A edição da Lexikon, lançada em 2019, foi atualizada para incluir técnicas que surgiram nas últimas décadas.

Para facilitar o entendimento e a aplicação dos procedimentos editoriais, o livro é dividido em duas partes. Na primeira, são tratados os problemas de normalização, a fim de solucionar dúvidas e auxiliar os editores, revisores e tradutores quanto à padronização.

Na segunda parte, o autor trata do processo industrial do livro, mostrando a designers, supervisores editoriais e produtores gráficos os elementos essenciais para o desempenho de suas tarefas.

Emanuel araujo 2

Continue lendo o Blog NESPE

Pin It on Pinterest