Não é frustrante ler uma obra traduzida e se dar conta de que parte da sua essência foi perdida na tradução? Se você não quer ser responsável por isso, temos o curso certo pra você.
Com teoria e muitos exercícios, você vai aprender a traduzir com qualidade textos dos mais diversos gêneros, de ficção e não ficção, seguindo sempre as boas práticas das editoras. Nós vamos te ajudar a ampliar sua visão do mercado editorial e a entender os papéis do tradutor. Com isso, você estará preparado para se posicionar no setor e se tornar um profissional de destaque, requisitado por editoras com os mais diversos perfis.
Objetivos
Vá do básico ao avançado
Alie teoria e prática
Conheça como funciona o mercado editorial e as oportunidades que ele oferece a tradutores
Entenda as especificidades de cada tipo de texto, incluindo ficção literária e comercial, voltada para o público adulto, jovem e infantil; biografias; obras de referência e técnicas; reportagens; autoajuda; negócios e muito mais
Torne-se um profissional completo, para atuar nas mais diferentes áreas do mercado.
Aprenda como organizar um currículo competitivo, como se apresentar às editoras e como manter uma frequência constante de trabalho.
Público-alvo
Editores, assistentes editoriais, revisores e preparadores de originais que desejam expandir sua área de atuação.
Professores e estudantes de Letras, Comunicação Social, Produção Editorial e áreas afins.
Profissionais de diversas especialidades que desejam ingressar no mercado editorial.
Pessoas que desejam trabalhar em home office com uma atividade prazerosa, recompensadora e com boa remuneração.
Amantes de livros
Diferenciais
Curso ministrado pela Amanda Orlando, profissional reconhecida no mercado com mais de 20 anos de experiência como editora, tradutora e preparadora de originais nas maiores casas editoriais do Brasil e que hoje atua como editora sênior na Globo Livros.
Visão voltada para o mercado: suas necessidades e oportunidades.
Exercícios práticos desde as primeiras aulas.
Aulas online 100% ao vivo pelo Google Meet
Tópicos Abordados
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Introdução
Mercado editorial 1
Mercado editorial 2
Teoria da tradução 1
Teoria da tradução 2
A tradução no Brasil
Gêneros literários, suas respectivas traduções e o mercado editorial para cada um deles no Brasil
Tradução de ficção – uma visão geral
Discussão sobre traduções de trecho de uma obra de ficção realizadas pelos alunos e exposição sobre tradução de ficção comercial
Discussão sobre traduções de trecho de uma obra de ficção comercial realizadas pelos alunos e exposição sobre tradução de ficção juvenil (YA)
Discussão sobre traduções de trecho de uma obra de ficção juvenil (YA) realizadas pelos alunos e exposição sobre tradução de ficção infantil
Discussão sobre traduções de um trecho de uma obra de ficção infantil realizadas pelos alunos e exposição sobre tradução de narrativas curtas (conto e crônica)
Discussão sobre traduções de uma narrativa curta realizadas pelos alunos e exposição sobre a tradução de não ficção
Discussão sobre traduções de um trecho de uma obra de não ficção realizadas pelos alunos e exposição sobre a tradução de obras de referência
Discussão sobre traduções de um trecho de uma obra de referência realizadas pelos alunos e exposição sobre a tradução de biografias
Discussão sobre traduções de um trecho de uma biografia realizadas pelos alunos e exposição sobre a tradução de autoajuda
Discussão sobre traduções de um trecho de uma obra de autoajuda realizadas pelos alunos e exposição sobre tradução de livros de negócios.
Discussão sobre traduções de um trecho de uma obra de negócios realizadas pelos alunos e exposição sobre boas práticas de tradução
Colocação no mercado
Conclusão e discussão a respeito dos rumos que cada aluno deseja tomar após o curso
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Mercado editorial para tradutores
Teoria da tradução
A tradução no Brasil
Gêneros literários e suas respectivas traduções
Exercícios de tradução e discussão dos trabalhos apresentados
Especificidades do trabalho de tradutor de livros
Práticas de boa tradução
Como se colocar – e se manter – no mercado
Certificado
Quem tiver 75% de presença nas aulas remotas ao vivo e entregar 70% das atividades propostas receberá certificado.
Material
Slides, atividades práticas e materiais extras (como links e videos complementares) ficam disponíveis na plataforma de ensino.
A carga horária do curso é estimada em 80 horas, sendo:
40 horas de aulas ao vivo
40 horas de dedicação do aluno para acessar o material extra, praticar e fazer exercícios.
O Curso começa em: 11/08/2025
O Curso termina em: 22/12/2025
Requisito
O que você deve saber
Você deve ter certa destreza com o uso de computadores (Windows ou Mac): criação de pasta, salvar e copiar arquivos, receber e enviar e-mails e instalar programas gratuitos.
O que você deve ter
Um computador com acesso à internet
Uma conta de e-mail gratuita do Gmail para acessar a plataforma Google Sala de Aula
Conheça métodos para gerar ideias, selecioná-las, refiná-las e apresentá-las estrategicamente, em mais de 40 exercícios de brainstorming, pensamento visual, storytelling, controle de qualidade e análise de tendências, entre outros. Inclui um diário criativo digital e outros recursos.
Próxima turma: 11/08/2025
Aulas: semanais, às segundas-feiras
Dedicação: 80 horas
De um gerente editorial a um prestador externo, é imprescindível que todos dominem o ciclo produtivo editorial, para realizar cada etapa com mais eficiência. Otimize tempo e recursos executando a metodologia de gestão mais adequada com este curso.
Próxima turma: 10/03/2026
Aulas: semanais, às terças-feiras
Dedicação: 80 horas
Conheça o design editorial do início ao fim, entenda como o design influencia no custo e na produção gráfica de um livro, desenvolva seu olhar estético e domine o vocabulário e as principais referências visuais da profissão. Atenção: não é mais um curso de InDesign.
Próxima turma: 12/08/2025
Aulas: semanais, às terças-feiras
Dedicação: 80 horas
Conheça o trabalho do revisor e do preparador de textos detalhadamente. Você vai entender que a função desses profissionais vai além da simples normalização e correção gramatical.
Próxima turma: 13/08/2025
Aulas: semanais, às quartas-feiras
Dedicação: 80 horas
Aprenda a fazer e-books de forma prática, profissional e completa, utilizando ferramentas pagas ou gratuitas. Conheça o caminho melhor caminho para alcançar sucesso ao colocar seus livros digitais a venda.
Próxima turma: 14/08/2025
Aulas: semanais, às quintas-feiras
Dedicação: 80 horas