A criatividade e inovação são habilidades indispensáveis em todas as áreas profissionais atualmente, e todos têm a capacidade de desenvolvê-las.
Com mais de 40 exercícios individuais e em grupo, esse não é um curso sobre criatividade e inovação, é um laboratório de criação e inovação. Você aprenderá métodos e praticará técnicas para alcançar todo o seu potencial criativo.
Objetivos
Sinta-se mais confiante ao tomar decisões e apresentar ideias inovadoras
Pratique ferramentas e conheça métodos de geração de ideias
Aprenda a gerenciar, manipular, selecionar e amadurecer ideias
Pense estrategicamente, planeje e desenvolva sua ideia
Público-alvo
Empreendedores
Profissionais da área criativa
Produtores de conteúdo
Interessados em desenvolver a própria criatividade
Diferenciais
Aulas online 100% ao vivo
Plataforma de ensino Google atraente e descomplicada
Mais de 40 exercícios práticos
Diário criativo digital e outros recursos
Tópicos Abordados
titulo 1
Criatividade e inovação
Pense diferente
Criatividade como processo
Práticas de ideação 1: identificação e delimitação de problemas
Práticas de ideação 2: métodos para geração de ideias
Práticas de ideação 3: métodos para geração de ideias
Práticas de ideação 4: métodos para geração de ideias
Práticas de ideação 5: métodos para geração de ideias
Storytelling e inovação
Pensando visualmente
A era da experiência
Gerenciando a qualidade
Disseminando ideias
Discussão de trabalhos finais
Técnicas de gamificação
Análise de tendências
Gerenciamento de criatividade em grupos
Ambientes e organizações criativas
Apresentação de trabalho final
Aula coringa: usaremos de acordo com as necessidades e interesses da turma.
Aulas
Criatividade x inovação
Delimitação de problemas e criatividade
Técnicas de brainstorming: métodos clássico, escrito, solo, visual, silencioso etc
Métodos de ideação: Conexões forçadas, timeboxing, SCAMPER, SMART etc
Storytelling: arcos narrativos, tríades, ficção
A era da experiência: Personas e personalidades, design emocional, etc
Métodos de apresentação de ideias: pitching, apresentações
Controle de qualidade: design de proposta de valor, refinamento de ideias, gamificação
Análise de tendências: pesquisa e planejamento de cenários, a coisa do futuro
Técnicas de integração de equipes
Espaços e organizações criativas
Certificado
Estar presente em ao menos 75% das aulas e participar ativamente das práticas online ao vivo.
Material
Diário digital criativo e outros recursos utilizados em sala inclusos.
Conteúdos extras (textos, links, vídeos, recomendações de leitura) ficam disponíveis na plataforma de ensino.
A criatividade aborda temas pessoais, por isso, também são oferecidos alguns textos e práticas extras opcionais. Para estes exercícios, o acompanhamento da professora só ocorrerá se o aluno quiser.
PhD em Design e Comunicação Multimídia pelo Politécnico de Milão. Mais de 20 anos na área editorial. Foi Júri do Prêmio Jabuti 2020 na categoria Projeto Gráfico.
A carga horária do curso é estimada em 80 horas, sendo:
40 horas de aulas ao vivo
40 horas de dedicação do aluno para acessar o material extra, praticar e fazer exercícios.
O Curso começa em: 11/08/2025
O Curso termina em: 22/12/2025
Requisito
O que você deve saber
Você deve ter certa destreza com o uso de computadores (Windows ou Mac): criação de pasta, salvar e copiar arquivos, receber e enviar e-mails e instalar programas gratuitos.
O que você deve ter
Um computador com acesso à internet
Uma conta de e-mail gratuita do Gmail para acessar a plataforma Google Sala de Aula
De um gerente editorial a um prestador externo, é imprescindível que todos dominem o ciclo produtivo editorial, para realizar cada etapa com mais eficiência. Otimize tempo e recursos executando a metodologia de gestão mais adequada com este curso.
Próxima turma: 10/03/2026
Aulas: semanais, às terças-feiras
Dedicação: 80 horas
Conheça o design editorial do início ao fim, entenda como o design influencia no custo e na produção gráfica de um livro, desenvolva seu olhar estético e domine o vocabulário e as principais referências visuais da profissão. Atenção: não é mais um curso de InDesign.
Próxima turma: 12/08/2025
Aulas: semanais, às terças-feiras
Dedicação: 80 horas
Conheça o trabalho do revisor e do preparador de textos detalhadamente. Você vai entender que a função desses profissionais vai além da simples normalização e correção gramatical.
Próxima turma: 13/08/2025
Aulas: semanais, às quartas-feiras
Dedicação: 80 horas
Aprenda a fazer e-books de forma prática, profissional e completa, utilizando ferramentas pagas ou gratuitas. Conheça o caminho melhor caminho para alcançar sucesso ao colocar seus livros digitais a venda.
Próxima turma: 14/08/2025
Aulas: semanais, às quintas-feiras
Dedicação: 80 horas