Autor das biografias de Nelson Rodrigues, Garrincha e Carmen Miranda e de célebres livros de reconstituição histórica, Ruy Castro se sagrou como um dos maiores biógrafos do país. Agora, o leitor comum poderá beber um pouco dessa fonte. É que ele acaba de lançar A vida por escrito (Companhia das Letras, 184 pp, R$ 64,90, R$ 39,90 o e-book). No livro, Ruy Castro oferece um guia imprescindível de como escrever biografias – incluindo todos os segredos, as técnicas e os truques.
Qual é o biografado ideal? Toda vida dá um livro? Quando procurar as fontes? Como se portar numa entrevista? Como lidar com fontes relutantes? Como selecionar as informações? Quando começar a escrever? Como apresentar sua ideia a uma editora? O que fazer depois do fim? E, publicado o livro, como viver sem o seu personagem?
No livro, Ruy Castro busca responder essa e outras perguntas. O autor também relembra episódios marcantes e decisivos nas apurações de suas obras – e que podem ajudar aqueles que desejam se aventurar no gênero a atravessar os momentos mais desafiadores da empreitada.