Em sua participação no Roda Viva, na semana passada, Luiz Schwarcz, fundador e CEO da Companhia das Letras, adiantou que a sua editora se prepara para lançar um novo livro de Sérgio Rodrigues. Escrever é humano: Como dar vida à sua escrita em tempo de robôs (Companhia das Letras, 200 pp, R$ 79,90; R$ 39,90 o e-book) deve chegar às livrarias em 29 de julho e já está e pré-venda.
No volume, Rodrigues fala sobre os desafios de escritores frente à capacidade das inteligências artificiais generativas de compor textos em instantes e, em muitos casos, melhores do que muitos humanos conseguiriam fazer. O autor defende que escrever literatura é trabalho de gente, por mobilizar tanto a inteligência quanto outras dimensões da vida, intuição e desejo incluídos.
A questão da busca da “voz própria” é tratada com brilho, ao lado de aspectos técnicos como precisão vocabular, ritmo, pontuação, trama e pessoa narrativa. Erudito e cheio de humor, o livro se ocupa também de dimensões mais mundanas, como o impacto da escrita sobre a vida íntima de quem escreve (e vice-versa), e sociais, com sua carga ética e política.
Sem ser exatamente um manual, o livro também está repleto de insights para quem escreve ou deseja escrever.