Continuamos atualizando o nosso site. Se tiver problemas, entre em contato pelo Whatsapp :)

Blog – Nespe

Depois de quase 10 anos, Prêmio Vivaleitura volta à cena

4 jun 2025 | Mercado, Notícias, Prêmios

Nove anos após ter sido desativado, em 2016, o prêmio Vivaleitura está de volta. Capitaneado pelos ministérios da Educação e da Cultura, o prêmio busca dar reconhecer o trabalho de entidades, escolas, cidadãos, bibliotecas e instituições privadas que realizam programas ou atividades que facilitam, estimulam e organizam o acesso aos livros, a espaços de leitura e, nesta nova edição, também a atividades de escrita.

A edição 2025 do prêmio Vivaleitura vai oferecer R$ 550 mil em prêmios para 25 iniciativas que se destacaram na promoção da leitura e da escrita nas categorias: Bibliotecas Públicas, Comunitárias e Privadas; Escolas Públicas, Privadas e Bibliotecas Escolares; Práticas continuadas em espaços diversos e Escrita criativa e Sistema prisional e socioeducativo.

Projeto Jegue Livro foi o vencedor do Vivaleitura em 2006

Em 2006, na primeira edição do Vivaleitura, o “Projeto Jegue Livro”, da Secretaria de Educação – Casa do Professor, localizada no município de Pindaré (MA), beneficiou 6,5 mil moradores, entre crianças, jovens e adultos, de 12 comunidades. A iniciativa consistia no deslocamento de alguns jegues que carregavam os livros em cestos, e de jovens, que promoviam atividades de incentivo à leitura. O acervo da Casa do Professor era levado para as comunidades rurais.

No ano seguinte, outro premiado mostrou a força de iniciativas populares. O borracheiro Marcos Túlio foi premiado por meio da “Borrachalioteca”, que ele criou em sua borracharia na cidade mineira de Sabará (MG). Desde sua premiação, a Borrachalioteca cresceu e ganhou o espaço de uma ampla sala na cidade.

As inscrições on-line começam dia 10 de junho e seguem até 11 de julho de 2025. Mais informações, na Plataforma do Mapa da Cultura.

biblio 1

Continue lendo o Blog NESPE

Pin It on Pinterest