Continuamos atualizando o nosso site. Se tiver problemas, entre em contato pelo Whatsapp :)

Produção de e-books

Aprenda a fazer e comercializar livros digitais

  • Online ao Vivo
    Modalidade
  • 14/08/2025
    Início das aulas
  • 5 meses
    Duração do Curso
  • quintas-feiras semanais
    Quando acontece o Curso
  • 19h às 21h
    Horário do Curso
  • 30 Participantes
    Número máximo de alunos

Descrição

Os e-books ou livros digitais vêm transformando o mercado editorial. No Brasil, eles são atualmente responsáveis por cerca de 6% do faturamento das editoras, chegando a 20% ou mais em mercados maduros. Ou seja, há muito espaço para o mercado brasileiro de e-books crescer e a procura por mão de obra experiente tem acompanhado esta tendência, principalmente frente às mudanças no comportamento do consumidor devido à pandemia do COVID-19.

Por ser um mercado relativamente novo, há grande oportunidade de ingresso para profissionais realmente qualificados.

Objetivos

Tenha uma formação especializada para se dedicar à produção de livros digitais, com aulas teóricas e práticas, em que você aprenderá a fazer e-books do zero e a adaptar layouts impressos já existentes, além de colocá-los a venda.
  • VÁ DO BÁSICO AO AVANÇADO
  • CONHEÇA OS PRINCIPAIS ASPECTOS DA PRODUÇÃO DE LIVROS DIGITAIS
  • INDESIGN E PROGRAMAÇÃO: APRENDA AMBOS
  • TORNE A SUA PRODUÇÃO DIGITAL MAIS PROFISSIONAL
  • APRENDA PRATICANDO

Público-alvo

  • PROFISSIONAIS DO MERCADO EDITORIAL
  • DESIGNERS E DIAGRAMADORES
  • PROGRAMADORES
  • AUTORES INTERESSADOS EM AUTOPUBLICAÇÃO
  • BOOKLOVERS

Diferenciais

  • AULAS AO VIVO
  • PLATAFORMA GOOGLE
  • FOCO NA PRÁTICA

Tópicos Abordados

GERAL

  • Tipos de e-books e suas tecnologias
  • Ecossistema dos livros digitais
  • Estrutura programática: HTML, XHTML e CSS para e-books
  • Adaptação e validação de arquivos
  • Usabilidade e experiência do usuário
  • Utilização de ferramentas Amazon para Kindle

LAYOUT FLUIDO

  • Organização de conteúdo
  • Controle de caracteres, parágrafos, objetos e imagens
  • Capas, capítulos, paginação e sumários
  • Preparação de áudio e vídeo
  • Recursos interativos: links, áudio, vídeo

LAYOUT FIXO

  • Planejamento do layout
  • Paginação, composição e sumários
  • Recursos interativos: links, áudio, vídeo e animações
  • Layout fixo para Amazon

MERCADO E DISTRIBUIÇÃO

  • Precificação e Comercialização
  • Metadados
  • ISBN
  • Distribuição e agregadores
  • Tendências de mercado

Aulas

  1. Introdução
  2. E-book e tecnologias
  3. Controle de texto
  4. Imagens e cores
  5. Controle de objetos
  6. Imagens, figuras e legendas
  7. Capítulos e sumários
  8. Interatividade e capas
  9. Metadados
  10. Tabelas
  11. Plug-ins no Sigil
  12. Recursos Amazon
  13. Layout fixo
  14. Layout fixo
  15. Metadados com Ricardo Costa
  16. Mercado de e-books
  17. Distribuição de e-books
  18. Tendências e futurologia
  19. Aula coringa
  20. Projetos finais comentados

Certificado

Quem tiver presença de 75% nas aulas remotas ao vivo e média mínima de 60 pontos nos exercícios receberá certificado.

Material

Slides, atividades práticas e materiais extras (como links e videos complementares) ficam disponíveis na plataforma de ensino.

Valores e Pagamentos

Desconto válido para pagamentos até o início do Curso.
Informações vigentes para a turma com início em 14/08/2025

Pagamento via Boleto, PIX, Cartão de Crédito.
Vaga garantida na confirmação do pagamento.

Alunos das Pós-Graduações do NESPE

Pagamento via Boleto, PIX, Cartão de Crédito.
Vaga garantida na confirmação do pagamento.

Docente(s)

Cibele Bustamante

Cibele Bustamante

PhD em Design e Comunicação Multimídia pelo Politécnico de Milão. Mais de 20 anos na área editorial. Foi Júri do Prêmio Jabuti 2020 na categoria Projeto Gráfico.
Cristiane Gomes

Cristiane Gomes

Publicitária de formação, com MBA em Marketing e especialização em Gestão de Negócios. Mais de 20 anos de experiência, sendo os últimos 8 dedicados aos ebooks e audiobooks, ajudando a tornar realidade os formatos digitais no mercado editorial brasileiro.
Ricardo Costa

Ricardo Costa

CEO MVB Brasil, profissional do livro há mais de 20 anos. Apaixonado pelo livro e amante de tecnologia.
Camila Cabete

Camila Cabete

Foi pioneira no Brasil em trabalhar e desenvolver o mercado editorial digital. Hoje é a Head de Conteúdo na Edtech Árvore.
Nenhum Colaborar encontrado

Carga Horária

A carga horária do curso é estimada em 80 horas, sendo:
40 horas de aulas ao vivo
40 horas de dedicação do aluno para acessar o material extra, praticar e fazer exercícios.
O Curso começa em: 14/08/2025
O Curso termina em: 18/12/2025

Requisito

O que você deve saber

Você deve ter certa destreza com o uso de computadores (Windows ou Mac): criação de pasta, salvar e copiar arquivos, receber e enviar e-mails e instalar programas gratuitos.

O que você deve ter

  • Um computador com acesso à internet
  • Uma conta de e-mail gratuita do Gmail para acessar a plataforma Google Sala de Aula

Pronto para o próximo passo?

Outros Cursos Livres NESPE

Cursos LivresEAD ao vivo

Criatividade e Inovação

Conheça métodos para gerar ideias, selecioná-las, refiná-las e apresentá-las estrategicamente, em mais de 40 exercícios de brainstorming, pensamento visual, storytelling, controle de qualidade e análise de tendências, entre outros. Inclui um diário criativo digital e outros recursos.

Próxima turma: 11/08/2025
Aulas: semanais, às segundas-feiras
Dedicação: 80 horas

Matricule-se

Saiba mais

Cursos LivresEAD ao vivo

Gestão de Processos Editoriais

De um gerente editorial a um prestador externo, é imprescindível que todos dominem o ciclo produtivo editorial, para realizar cada etapa com mais eficiência. Otimize tempo e recursos executando a metodologia de gestão mais adequada com este curso.

Próxima turma: 10/03/2026
Aulas: semanais, às terças-feiras
Dedicação: 80 horas

Matricule-se

Saiba mais

Curso Gestão de Processos Editoriais
Cursos LivresEAD ao vivo

Design Editorial

Conheça o design editorial do início ao fim, entenda como o design influencia no custo e na produção gráfica de um livro, desenvolva seu olhar estético e domine o vocabulário e as principais referências visuais da profissão. Atenção: não é mais um curso de InDesign.

Próxima turma: 12/08/2025
Aulas: semanais, às terças-feiras
Dedicação: 80 horas

Matricule-se

Saiba mais

curso design editorial design de livros

Pin It on Pinterest