Boas notícias na Biblioteca Pública do Estado do Rio Grande do Sul que divulgou um balanço de suas atividades em 2025. No ano passado, quando completou 154 anos de existência, a biblioteca do centro de Porto Alegre recebeu a visita de 54.170 visitantes, crescimento de 55% em relação ao ano anterior.
Isso refletiu no número de livros emprestados ao longo do ano, que mais do que dobrou, alcançando 120% a mais do que em 2024. Crescimento importante também, de 70%, no número de sócios-leitores.
Claro que, por trás disso, houve vontade política, trabalho duro e, obviamente, dinheiro. A Shell aportou R$ 1 milhão no Plano Anual de Atividades do ano passado, que contemplou a ampliação da oferta cultural gratuita e colocou foco na qualificação do atendimento ao público, além de recursos destinados à manutenção do patrimônio histórico.
No campo da programação cultural, a BPE promoveu uma agenda diversificada de 118 eventos de incentivo à leitura, visitas mediadas, shows musicais, festas literárias, mostras temáticas do acervo e ações educativas, todas com entrada gratuita e iniciativas de acessibilidade.
Neste ano, a Biblioteca Pública Estadual receberá investimento de R$ 12 milhões para preservação e modernização. Os recursos estão previstos no orçamento anual do governo do estado.



