No livro A única da sala (FTD, 144 págs.; R$ 76; R$ 61 o e-book), Tathyana Viana convida seus leitores a refletir sobre os impactos que o racismo estrutural exerce na vida de uma menina negra.
A vida de Tereza, a protagonista da história, é marcada pela solidão. Desde que se mudou com a mãe para a casa da avó, a menina passa as tardes sozinha, lendo ou espiando as janelas dos prédios da vizinhança.
Suas manhãs na escola não são muito diferentes: isolada, ela se refugia na biblioteca, onde não precisa lidar com os olhares e os comentários dos outros estudantes.
A situação começa a mudar quando Tereza faz amizade com Maria Eduarda, sua colega de turma, e com Clementina, a vizinha idosa que desperta nela um profundo encantamento. Entre dores e afetos, Tereza vai buscar caminhos para enfrentar as violências cotidianas que sofre — e entender a importância de dar nome ao racismo.
Para conhecer mais a obra e adquiri-la, clique aqui.
O livro A única da sala foi escrito por Tathyana Viana, aluna do curso de Preparação e Revisão de Textos do Nespe. Se você também é aluno ou aluna do Nespe e quer ter o seu livro divulgado aqui, escreva pra gente por meio deste formulário.


