Este não é mais um curso de InDesign. Aqui você vai desenvolver seu olhar estético, além de dominar o vocabulário e as principais referências visuais da profissão.
Conheça o processo de design editorial do início ao fim. Entenda como a parte visual influencia no custo e na produção gráfica de uma publicação, conheça os valores praticados no Brasil e saiba como se relacionar com autores e editores.
Ao final do curso, você estará pronto para entrar no mercado editorial. E, se você já está inserido na área, poderá alavancar sua carreira elevando o nível dos seus serviços.
Objetivos
Vá do básico ao avançado
Conheça todos os aspectos do design de livros
Crie networking com profissionais da área
Solidifique seus conhecimentos
Público-alvo
Designers e diagramadores
Editores e Assistentes editoriais
Ilustradores e fotógrafos
Booklovers
Diferenciais
Não é mais um curso de InDesign
Foco na prática
Aulas online 100% ao vivo pelo Google Meet
Tópicos Abordados
FUNDAMENTOS
Funções do design no mercado editorial
Processo de layout
Estrutura do livro
História do design editorial
Criação de referência visual
PROJETO EDITORIAL
Tamanho e formato do livro
Manchas, grids e layout de página
Tipografia editorial
Design de capas
Imagens, ilustrações, dados e
narrativas visuais
PRODUÇÃO GRÁFICA
Cálculo de lombada
Aproveitamento de papel
Orçamento gráfico
Acabamentos e enobrecimentos
Finalização de arquivos
MERCADO E DESIGN EDITORIAL
Cases de projetos gráficos editoriais
Briefings
Relacionamento com profissionais
Valores praticados
Apresentação
Conceitos Fundamentais
História 1 e cânone medieval
História 2 e manchas clássicas
História 3 e simetrias dinâmicas
História 4 e aproveitamento de papel
Formatos
Tipografia
Tipografia
Grids e Manchas
Imagens e cores
Layout de página
Ilustração editorial
Capas
Visualização de dados
Produção gráfica
Introdução a e-books
Futurologia
Direito autoral
Projeto Final
Certificado
Quem tiver presença de 75% nas aulas remotas ao vivo e média mínima de 60 pontos nos exercícios receberá certificado.
Material
Slides, atividades práticas e materiais extras (como links e videos complementares) ficam disponíveis na plataforma de ensino.
PhD em Design e Comunicação Multimídia pelo Politécnico de Milão. Mais de 20 anos na área editorial. Foi Júri do Prêmio Jabuti 2020 na categoria Projeto Gráfico.
Designer formado pela Escola de Belas Artes com Licenciatura em Artes pela AVM, Cândido Mendes. Ilustrador membro da Sociedade dos Ilustradores do Brasil, professor do IED Rio e criador do Estúdio Ventura.
A carga horária do curso é estimada em 80 horas, sendo:
40 horas de aulas ao vivo
40 horas de dedicação do aluno para acessar o material extra, praticar e fazer exercícios.
O Curso começa em: 12/08/2025
O Curso termina em: 16/12/2025
Requisito
O que você deve saber
Você deve ter certa destreza com o uso de computadores (Windows ou Mac): criação de pasta, salvar e copiar arquivos, receber e enviar e-mails e instalar programas gratuitos.
O que você deve ter
Um computador com acesso à internet
Uma conta de e-mail gratuita do Gmail para acessar a plataforma Google Sala de Aula
Conheça métodos para gerar ideias, selecioná-las, refiná-las e apresentá-las estrategicamente, em mais de 40 exercícios de brainstorming, pensamento visual, storytelling, controle de qualidade e análise de tendências, entre outros. Inclui um diário criativo digital e outros recursos.
Próxima turma: 11/08/2025
Aulas: semanais, às segundas-feiras
Dedicação: 80 horas
De um gerente editorial a um prestador externo, é imprescindível que todos dominem o ciclo produtivo editorial, para realizar cada etapa com mais eficiência. Otimize tempo e recursos executando a metodologia de gestão mais adequada com este curso.
Próxima turma: 10/03/2026
Aulas: semanais, às terças-feiras
Dedicação: 80 horas
Conheça o trabalho do revisor e do preparador de textos detalhadamente. Você vai entender que a função desses profissionais vai além da simples normalização e correção gramatical.
Próxima turma: 13/08/2025
Aulas: semanais, às quartas-feiras
Dedicação: 80 horas
Aprenda a fazer e-books de forma prática, profissional e completa, utilizando ferramentas pagas ou gratuitas. Conheça o caminho melhor caminho para alcançar sucesso ao colocar seus livros digitais a venda.
Próxima turma: 14/08/2025
Aulas: semanais, às quintas-feiras
Dedicação: 80 horas