O departamento editorial é o coração de uma editora. É lá que os livros são selecionados, gerados e produzidos. Não é à toa que o sonho de quem deseja trabalhar com livros é justamente fazer parte do time editorial. No entanto, o mercado é disputado e há poucos novatos com a experiência necessária para participar dos processos seletivos das editoras. O intuito desse curso é preparar profissionais para galgar os primeiros passos na carreira editorial, com todas as ferramentas necessárias para se tornar um profissional pronto para o mercado.
OBJETIVOS
Vá do básico ao avançado
Alie teoria e prática
Conheça como funciona o mercado editorial e as oportunidades que ele oferece
Entenda as especificidades do trabalho com cada um dos gêneros literários
Domine todas as rotinas do processo editorial
Torne-se um profissional completo, para atuar nas mais diferentes áreas do mercado.
Aprenda como organizar um currículo competitivo, como se apresentar às editoras e conseguir uma vaga em uma editora com o seu perfil.
PÚBLICO-ALVO
Tradutores, revisores e preparadores de originais que desejem migrar para um posto fixo em uma editora.
Estudantes e formados em Letras, Comunicação Social, Produção Editorial e áreas afins.
Profissionais de diversas especialidades que desejam ingressar no mercado editorial
Amantes de livros
Pessoas que desejam dar o primeiro passo na carreira de editor.
DIFERENCIAIS
Aulas online 100% ao vivo.
Plataforma de ensino atraente e descomplicada.
Curso ministrado por uma profissional reconhecida no mercado, com mais de 20 anos de experiência como editora, tradutora e preparadora de originais nas maiores casas editoriais do Brasil e que hoje atua como coordenadora editorial de uma editora de grande porte.
Visão voltada para o mercado: suas necessidades e oportunidades.
Foco no mercado atual, com suas especificidades e desafios.
TÓPICOS ABORDADOS
Principais temas
Mercado editorial no Brasil e no mundo
Os gêneros editoriais e o mercado
Funcionamento de uma editora
Rotinas editoriais
Tradução
Preparação de originais
Revisão
Leitura crítica
Validação de texto
Briefings de design
Como se colocar – e se manter – no mercado
Conteúdo aula a aula
Introdução
O livro
Mercado editorial 1
Mercado editorial 2
Os gêneros literários e o mercado editorial
O funcionamento de uma editora
Rotinas editoriais
Tradução
Preparação de originais
Revisão
ISBN e ficha catalográfica
O design do livro e o editorial
Pesquisa, licenças e direitos autorais
Liberação de boneco
Leitura crítica
Originais nacionais
Seleção e avaliação de colaboradores
Estratégias para o trabalho híbrido
Colocação no mercado
Conclusão e discussão a respeito dos rumos que cada aluno deseja tomar após o curso
CERTIFICADO
75% de presença nas aulas remotas ao vivo.
MATERIAL
Slides, atividades práticas e materiais extras (como links e videos complementares) ficam disponíveis na plataforma de ensino.
40 horas de dedicação do aluno para acessar o material extra, praticar e fazer exercícios.
quintas-feiras semanais
Quando acontece o Curso
19h às 21h
Horário do Curso
30 Participantes
Número máximo de alunos
COMEÇA EM: 12/03/2026
TERMINA EM: 30/07/2026
5 meses
REQUISITO
O QUE VOCÊ DEVE SABER
Você deve ter certa destreza com o uso de computadores (Windows ou Mac): criação de pasta, salvar e copiar arquivos, receber e enviar e-mails e instalar programas gratuitos.
O QUE VOCÊ DEVE TER
Um computador com acesso à internet
Uma conta de e-mail gratuita do Gmail para acessar a plataforma Google Sala de Aula
Aprimore a escrita de diálogos numa oficina que traz a teoria a partir da prática. Você vai construir textos mais naturais e entender as funções do discurso direto numa narrativa.
Próxima turma: 30/09/2025
Aulas: semanais, às terças-feiras
Dedicação: 10 horas
Conheça métodos para gerar ideias, selecioná-las, refiná-las e apresentá-las estrategicamente, em mais de 40 exercícios de brainstorming, pensamento visual, storytelling, controle de qualidade e análise de tendências, entre outros. Inclui um diário criativo digital e outros recursos.
Próxima turma: 10/03/2026
Aulas: semanais, às terçaas-feiras
Dedicação: 80 horas