Conheça ferramentas de gestão de processos e suas diferentes aplicações na gestão de processos editoriais. Aprofunde seu conhecimento da cadeia produtiva de publicações e desenvolva o repertório necessário para executar o planejamento estratégico da produção de obras, minimizando (ou mesmo eliminando!) desperdícios. Aumente sua eficiência (saiba o que fazer e como fazer da melhor forma). Organize-se: tenha controle total das suas tarefas e dos seus prazos (e das tarefas e dos prazos da sua equipe). Planeje: otimize tempo e recursos de equipe com cronogramas simples e compartilhados.
Objetivos
A ampla compreensão dos processos editoriais é fundamental para todos os atores da cadeia produtiva de publicações. O mercado editorial cada vez mais demanda que todos os profissionais – de um gerente editorial in house a um prestador externo – dominem o ciclo produtivo de modo a executar cada etapa com mais eficiência, no menor tempo e com pontualidade. Otimize tempo e recursos escolhendo a metodologia de gestão mais adequada ao seu universo e a cada projeto editorial.
DOMINE O CICLO PRODUTIVO DO LIVRO
SOLIDIFIQUE SEUS CONHECIMENTOS
LIBERTE-SE DE RECEITAS DE BOLO E FAÇA AS ESCOLHAS MAIS ADEQUADAS À SUA REALIDADE EDITORIAL
OTIMIZE RECURSOS
TEORIA E PRÁTICA
Público-alvo
EDITORES
ASSISTENTES EDITORIAIS
PREPARADORES E REVISORES DE TEXTO
DESIGNERS E DIAGRAMADORES
DEMAIS PROFISSIONAIS DO MERCADO EDITORIAL
Diferenciais
AULAS AO VIVO
PLATAFORMA GOOGLE
FOCO NA PRÁTICA
Tópicos Abordados
FUNDAMENTOS DA GESTÃO EDITORIAL
O mapa essencial para qualquer projeto editorial
A cadeia produtiva de publicações: visão geral
Atores da cadeia produtiva
O ciclo produtivo encadeado: onde estou, o que faço, o que veio antes de mim, o que acontecerá em seguida?
PLANEJAMENTO EDITORIAL
Planejar antes de executar
Ferramentas de planejamento e detalhamento de um projeto editorial
Definição de escopo do projeto editorial
Levantamento de custos do projeto editorial
Definição da equipe que executará o projeto
Definição de responsabilidades entre cada profissional
Elaboração de cronograma
GESTÃO DE PROCESSOS
Controle e decisão rápidas e eficientes
Ferramentas para gestão de um projeto editorial
Acompanhamento do cronograma
Monitoramento de entregas
Controle de qualidade
Etapas de aprovação interna e externa
Controle de execução orçamentária
Gestão de eficiência
Ferramentas para trabalhar sob pressão
Criação de ambientes de compartilhamento de controle e de execução
ENCERRAMENTO DE PROCESSOS
Construção de processos mais eficazes e econômicos
Consolidação de aprendizados adquiridos ao longo da execução
Construção de ferramentas para uso recorrente em projetos editoriais similares
Registro de feedbacks internos e externos
Certificado
Quem tiver presença de 75% nas aulas remotas ao vivo e média mínima de 60 pontos nos exercícios receberá certificado.
Material
Materiais extras ficam disponíveis na plataforma de ensino.
Diretora da BR75 texto | produção | design, é especialista em planejamento e gestão de projetos editoriais, com mais de 20 anos de atuação no mercado do livro.
A carga horária do curso é estimada em 80 horas, sendo:
40 horas de aulas ao vivo
40 horas de dedicação do aluno para acessar o material extra, praticar e fazer exercícios.
O Curso começa em: 10/03/2026
O Curso termina em: 21/07/2026
Requisito
O que você deve saber
Você deve ter certa destreza com o uso de computadores (Windows ou Mac): criação de pasta, salvar e copiar arquivos, receber e enviar e-mails e instalar programas gratuitos.
O que você deve ter
Um computador com acesso à internet
Uma conta de e-mail gratuita do Gmail para acessar a plataforma Google Sala de Aula
Conheça métodos para gerar ideias, selecioná-las, refiná-las e apresentá-las estrategicamente, em mais de 40 exercícios de brainstorming, pensamento visual, storytelling, controle de qualidade e análise de tendências, entre outros. Inclui um diário criativo digital e outros recursos.
Próxima turma: 11/08/2025
Aulas: semanais, às segundas-feiras
Dedicação: 80 horas
Conheça o design editorial do início ao fim, entenda como o design influencia no custo e na produção gráfica de um livro, desenvolva seu olhar estético e domine o vocabulário e as principais referências visuais da profissão. Atenção: não é mais um curso de InDesign.
Próxima turma: 12/08/2025
Aulas: semanais, às terças-feiras
Dedicação: 80 horas
Conheça o trabalho do revisor e do preparador de textos detalhadamente. Você vai entender que a função desses profissionais vai além da simples normalização e correção gramatical.
Próxima turma: 13/08/2025
Aulas: semanais, às quartas-feiras
Dedicação: 80 horas
Aprenda a fazer e-books de forma prática, profissional e completa, utilizando ferramentas pagas ou gratuitas. Conheça o caminho melhor caminho para alcançar sucesso ao colocar seus livros digitais a venda.
Próxima turma: 14/08/2025
Aulas: semanais, às quintas-feiras
Dedicação: 80 horas