Os e-books ou livros digitais vêm transformando o mercado editorial. No Brasil, eles são atualmente responsáveis por cerca de 6% do faturamento das editoras, chegando a 20% ou mais em mercados maduros. Ou seja, há muito espaço para o mercado brasileiro de e-books crescer e a procura por mão de obra experiente tem acompanhado esta tendência, principalmente frente às mudanças no comportamento do consumidor devido à pandemia do COVID-19.
Por ser um mercado relativamente novo, há grande oportunidade de ingresso para profissionais realmente qualificados.
Objetivos
Tenha uma formação especializada para se dedicar à produção de livros digitais, com aulas teóricas e práticas, em que você aprenderá a fazer e-books do zero e a adaptar layouts impressos já existentes, além de colocá-los a venda.
VÁ DO BÁSICO AO AVANÇADO
CONHEÇA OS PRINCIPAIS ASPECTOS DA PRODUÇÃO DE LIVROS DIGITAIS
INDESIGN E PROGRAMAÇÃO: APRENDA AMBOS
TORNE A SUA PRODUÇÃO DIGITAL MAIS PROFISSIONAL
APRENDA PRATICANDO
Público-alvo
PROFISSIONAIS DO MERCADO EDITORIAL
DESIGNERS E DIAGRAMADORES
PROGRAMADORES
AUTORES INTERESSADOS EM AUTOPUBLICAÇÃO
BOOKLOVERS
Diferenciais
AULAS AO VIVO
PLATAFORMA GOOGLE
FOCO NA PRÁTICA
Tópicos Abordados
GERAL
Tipos de e-books e suas tecnologias
Ecossistema dos livros digitais
Estrutura programática: HTML, XHTML e CSS para e-books
Adaptação e validação de arquivos
Usabilidade e experiência do usuário
Utilização de ferramentas Amazon para Kindle
LAYOUT FLUIDO
Organização de conteúdo
Controle de caracteres, parágrafos, objetos e imagens
Capas, capítulos, paginação e sumários
Preparação de áudio e vídeo
Recursos interativos: links, áudio, vídeo
LAYOUT FIXO
Planejamento do layout
Paginação, composição e sumários
Recursos interativos: links, áudio, vídeo e animações
Layout fixo para Amazon
MERCADO E DISTRIBUIÇÃO
Precificação e Comercialização
Metadados
ISBN
Distribuição e agregadores
Tendências de mercado
Aulas
Introdução
E-book e tecnologias
Controle de texto
Imagens e cores
Controle de objetos
Imagens, figuras e legendas
Capítulos e sumários
Interatividade e capas
Metadados
Tabelas
Plug-ins no Sigil
Recursos Amazon
Layout fixo
Layout fixo
Metadados com Ricardo Costa
Mercado de e-books
Distribuição de e-books
Tendências e futurologia
Aula coringa
Projetos finais comentados
Certificado
Quem tiver presença de 75% nas aulas remotas ao vivo e média mínima de 60 pontos nos exercícios receberá certificado.
Material
Slides, atividades práticas e materiais extras (como links e videos complementares) ficam disponíveis na plataforma de ensino.
PhD em Design e Comunicação Multimídia pelo Politécnico de Milão. Mais de 20 anos na área editorial. Foi Júri do Prêmio Jabuti 2020 na categoria Projeto Gráfico.
Publicitária de formação, com MBA em Marketing e especialização em Gestão de Negócios. Mais de 20 anos de experiência, sendo os últimos 8 dedicados aos ebooks e audiobooks, ajudando a tornar realidade os formatos digitais no mercado editorial brasileiro.
A carga horária do curso é estimada em 80 horas, sendo:
40 horas de aulas ao vivo
40 horas de dedicação do aluno para acessar o material extra, praticar e fazer exercícios.
O Curso começa em: 14/08/2025
O Curso termina em: 18/12/2025
Requisito
O que você deve saber
Você deve ter certa destreza com o uso de computadores (Windows ou Mac): criação de pasta, salvar e copiar arquivos, receber e enviar e-mails e instalar programas gratuitos.
O que você deve ter
Um computador com acesso à internet
Uma conta de e-mail gratuita do Gmail para acessar a plataforma Google Sala de Aula
Conheça métodos para gerar ideias, selecioná-las, refiná-las e apresentá-las estrategicamente, em mais de 40 exercícios de brainstorming, pensamento visual, storytelling, controle de qualidade e análise de tendências, entre outros. Inclui um diário criativo digital e outros recursos.
Próxima turma: 11/08/2025
Aulas: semanais, às segundas-feiras
Dedicação: 80 horas
De um gerente editorial a um prestador externo, é imprescindível que todos dominem o ciclo produtivo editorial, para realizar cada etapa com mais eficiência. Otimize tempo e recursos executando a metodologia de gestão mais adequada com este curso.
Próxima turma: 10/03/2026
Aulas: semanais, às terças-feiras
Dedicação: 80 horas
Conheça o design editorial do início ao fim, entenda como o design influencia no custo e na produção gráfica de um livro, desenvolva seu olhar estético e domine o vocabulário e as principais referências visuais da profissão. Atenção: não é mais um curso de InDesign.
Próxima turma: 12/08/2025
Aulas: semanais, às terças-feiras
Dedicação: 80 horas
Conheça o trabalho do revisor e do preparador de textos detalhadamente. Você vai entender que a função desses profissionais vai além da simples normalização e correção gramatical.
Próxima turma: 13/08/2025
Aulas: semanais, às quartas-feiras
Dedicação: 80 horas