Uma cerimônia no Palácio do Planalto na manhã desta quarta-feira (05) marcou o lançamento do Prêmio Carolina Maria de Jesus de Literatura Produzida por Mulheres. A iniciativa vai dar o reconhecimento a 40 obras inéditas escritas por mulheres. O valor total do prêmio será de R$ 2 milhões, sendo R$ 50 mil para cada escritora.
As inscrições para o Prêmio Carolina Maria de Jesus serão abertas no próximo dia 12. Podem concorrer contos, crônicas, poesias, histórias em quadrinhos, romances e roteiros de teatro.

Ministra Margareth Menezes na cerimônia de lançamento do Prêmio Carolina Maria de Jesus | © Filipe Araujo/MinC
“Esse Edital é estratégico, pois incentiva a produção literária feminina, amplia a diversidade na literatura e, consequentemente, a diversidade cultural. Além disso, o apoio a escritoras é fundamental para o fortalecimento da cadeia produtiva do livro e o fomento da leitura a partir da seleção de obras de qualidade chancelada pelo Ministério da Cultura”, destacou a ministra Margareth Menezes.
Além de valorizar a produção literária feminina, o Prêmio Carolina Maria de Jesus tem um importante papel na ampliação da diversidade na literatura. Das 40 obras a serem premiadas, oito (20%) deverão ser de mulheres negras, quatro (10%) para mulheres indígenas, quatro (10%) para mulheres com deficiência, duas (5%) para mulheres ciganas e duas (5%) para mulheres quilombolas. A Comissão de Seleção também será composta apenas por mulheres, seis no total.
As inscrições são gratuitas e deverão ser realizadas no período de 12 de abril a 10 de junho de 2023, exclusivamente por meio do sistema Mapas Culturais.
A candidata deverá inscrever apenas uma obra inédita em apenas uma categoria. Não poderá haver, em nenhuma parte do texto, a indicação da autora, o que será motivo de desclassificação.
Para conferir o edital, clique aqui.