Blog – Nespe

Feira de Frankfurt 2025 começa nesta quarta debatendo os tempos turbulentos, novas tecnologias e defendendo o diálogo

15 out 2025 | Blog, Feiras de Livros e Eventos

A 77ª edição da Feira do Livro de Frankfurt foi oficialmente aberta na noite desta terça-feira e até o próximo domingo se torna o ponto de encontro do mercado global do livro. Mais do que um local para se fazer negócios, a Feira se torna um palco de ressonância para debates políticos em tempos turbulentos.

Em entrevista à revista Publishing Perspectives que circula na Feira, Juergen Boos, diretor-geral do evento, enfatizou a essência do evento em um período de escalada de conflitos globais: “A Feira de Frankfurt conecta pessoas. Num mundo em que as fronteiras voltam a se impor, a capacidade de conexão é também imensamente política. Assumimos esta missão a cada edição. E este ano isso se tornou urgente”.

Uma das grandes novidades estruturais da feira é a criação do Centre Stage, que será o coração do programa político-cultural, recebendo a programação Frankfurt Calling – Perspectives on Culture and Politics. O fórum servirá para debater temas urgentes como direitos humanos, liberdade de expressão, as guerras em Gaza e na Ucrânia, o autoritarismo e as estratégias de resistência democrática. Entre os convidados de destaque estão a laureada com o Prêmio Nobel da Paz, Maria Ressa, o ex-Secretário-Geral da Otan, Jens Stoltenberg, e o livreiro palestino Mahmoud Muna.

O evento também se redesenha para o público leitor. Pela primeira vez, a feira estará aberta ao público geral a partir de sexta-feira, 10h, e os expositores terão permissão para vender livros durante todos os cinco dias.

Programação profissional

O programa profissional da Feira do Livro de Frankfurt 2025 convida tomadores de decisão da área editorial internacional para discutir tendências e estratégias.

A Inteligência Artificial é um dos tópicos centrais. Haverá discussões aprofundadas sobre as oportunidades e desafios que a IA oferece para o cenário editorial e midiático. O Innovation Stage, no Hall 4.0, concentrará eventos sobre IA, open access e liberdade de pesquisa. As sessões abordarão como usar a IA para destravar o potencial de catálogos e a aceleração do licenciamento responsável.

A Feira volta a ter um pavilhão dedicado ao audiolivro que reunirá expositores e uma programação com CEOs e especialistas de empresas como Audible, Spotify, BookBeat e Bookwire, que discutirão tendências atuais, mercados em crescimento e o uso potencial da IA no áudio.

A conexão entre livros e telas também cresce, com o Book-to-Screen, dia dedicado a construir pontes entre a indústria editorial e produtores de filmes e roteiristas. O programa inclui masterclasses, eventos de networking e um destaque sobre a adaptação do livro brasileiro A paixão segundo G.H., de Clarice Lispector. Luiz Fernando Carvalho, diretor do longa, debaterá a adaptação com a editora alemã Britta Egetemeier, do grupo Penguin Random House na Alemanha.

Filipinas: País Convidado de Honra 2025

O País Convidado de Honra em 2025 é as Filipinas, com o lema “The imagination peoples the air” (A imaginação povoa o ar em tradução livre). O arquipélago, composto por 7.641 ilhas e 135 línguas, levará mais de 100 autores e criativos para mais de 65 eventos literários. O Pavilhão de Honra foi projetado por Stanley Ruiz, que propõe um “arquipélago transitável”, construído com materiais sustentáveis locais, como bambu e fibra de abacaxi. O programa literário inclui temas de pós-colonialismo, literatura queer e a ficção climática.

Fora do recinto da feira, o destaque é o “Jeepney Journey”, que levará para a cidade de Frankfurt um veículo colorido como os usados como transporte público nas Filipinas. O carro será transformado em palco e ponto de encontro cultural, oferecendo workshops, sessões de karaokê e oficinas de quadrinhos.

Cerca de 60 novos títulos sobre as Filipinas ou de autores filipinos traduzidos deverão ser lançados no mercado alemão até o final do ano.

O Brasil na Feira

A Câmara Brasileira do Livro (CBL) é a responsável pelo estande coletivo do Brasil, que está localizado no Hall 5.0, reunindo 28 editoras. A expectativa da CBL é que esta edição registra crescimento de 15% nos negócios gerados, em comparação com 2024.

feira do livro de frankfurt

Continue lendo o Blog NESPE

‘Desilusão de ótica’

Em Desilusão de ótica — Contos e aparições (Urutau, 84 pp, R$ 48), o leitor passeia por paisagens diversas em diferentes tempos. A experiência humana do sublime e do assombro está em cada um dos nove...

Continue lendo

Pin It on Pinterest