Continuamos atualizando o nosso site. Se tiver problemas, entre em contato pelo Whatsapp :)

Pós-graduação em Edição e Gestão Editorial

Aprenda produção editorial, gestão de negócios editoriais e saiba como interpretar tendências do mercado de livros

  • Online ao Vivo
    Modalidade
  • 26/07/2025
    Início das aulas
  • 24 meses
    Duração do Curso
  • sábados quinzenais
    Quando acontece o Curso
  • 9h às 17h
    Horário do Curso
  • 30 Participantes
    Número máximo de alunos

Próximo processo seletivo

09/07/25 18:00 às 21:00 (quarta-feira)
10/07/25 - 18:00 às 21:00 (quinta-feira)
14/07/25 - 18:00 às 21:00 (segunda-feira)
15/07/25 - 18:00 às 21:00 (terça-feira)
  • Curso Autorizado pelo MEC

Descrição

Com apoio do PublishNews e em parceria com o Centro Universitário Ítalo Brasileiro, o NESPE criou o curso de especialização em Edição e Gestão Editorial para capacitar e profissionalizar estudantes interessados nessa área de atuação.

Ao final do curso, você conhecerá intimamente as práticas de editoração e poderá trabalhar como editor, publisher, assistente, coordenador, produtor e gerente na área editorial, ou até mesmo abrir seu próprio negócio.

Objetivos

Conheça todo o processo de produção editorial e as particularidades da gestão de uma editora. Aprenda o vocabulário usado pelos profissionais do ramo, conheça as principais tendências do mercado e sinta-se mais seguro para tomar decisões. Estabeleça seu networking interagindo com alunos, professores e convidados que atuam na área.
  • CONHEÇA O MERCADO EDITORIAL
  • VÁ ALÉM DO LUGAR-COMUM
  • SINTA-SE MAIS SEGURO AO TOMAR DECISÕES
  • CRIE SEU NETWORKING
  • ESTRUTURE SEU PLANO DE NEGÓCIOS

Público-alvo

  • EDITORES E ASSISTENTES EDITORIAIS
  • REVISORES, PREPARADORES E OUTROS PROFISSIONAIS DO TEXTO
  • DESIGNERS E DIAGRAMADORES
  • PROFISSIONAIS DE JORNALISMO, LETRAS, ARTES E OUTRAS ÁREAS INTERESSADOS EM ENTRAR NO MERCADO EDITORIAL
  • BOOKLOVERS

Diferenciais

  • AULAS AO VIVO
  • PLATAFORMA GOOGLE
  • FOCO NA PRÁTICA

Módulos

O curso tem início com uma aula inaugural de 8 horas. O restante das aulas é dividido em 4 módulos, contendo 11 aulas. Cada módulo tem duração de um semestre.

Conteúdo Aula a Aula

O curso tem início com uma aula inaugural de 8 horas. O restante das aulas é dividido em 4 módulos, contendo 11 aulas. Cada módulo tem duração de um semestre. Grade provisória. As aulas podem mudar de ordem ou serem substituídas de acordo com a disponibilidade de palestrantes ou por motivos de força maior.

GESTÃO EDITORIAL (96 horas)

  1. A história do livro no Brasil
  2. Produção editorial e gestão de projetos
  3. Produção editorial e gestão de projetos
  4. Gestão financeira e administrativa de editoras
  5. Gestão financeira e administrativa de editoras
  6. Gerenciamento de negócios editoriais
  7. Estratégias de gestão aplicadas ao mercado editorial
  8. Direitos autorais
  9. Contratos editoriais
  10. Venda de livros para o governo
  11. Apresentação de trabalhos

MERCADO EDITORIAL (88 horas)

  1. Modelos empresariais de editoras
  2. Formação de catálogo
  3. Agentes literários
  4. Assessoria de comunicação
  5. Comercialização
  6. Tendências de mercado
  7. Marketing e planejamento estratégico
  8. Marketing e planejamento estratégico
  9. Marketing digital
  10. Comportamento do consumidor de livros
  11. Apresentação de trabalhos

PRODUÇÃO EDITORIAL (88 horas)

  1. Preparação de originais
  2. Revisão de originais
  3. Tradução e adaptação
  4. Introdução ao design gráfico
  5. Design editorial
  6. Tipografia
  7. Design de capas
  8. Produção gráfica
  9. Produção gráfica
  10. Visita técnica virtual à gráfica
  11. Apresentação de trabalhos

EDIÇÕES DIGITAIS E TENDÊNCIAS (88 horas)

  1. Introdução a e-books e Distribuição de livros digitais
  2. E-books: outro olhar
  3. Produção de e-books
  4. Produção de e-books
  5. Metadados
  6. Futuro do livro, o livro no futuro
  7. Ilustração editorial
  8. Apresentações, jogos e gamificação para o mercado editorial
  9. Artigos e projeto final
  10. Audiolivros
  11. Apresentação de trabalhos

Certificado

AUTORIZADO PELO MEC

Quem tiver presença de 75% nas aulas remotas ao vivo e média mínima de 60 pontos nos exercícios receberá certificado.

As aulas ao vivo são gravadas para que os alunos possam assistir posteriormente. Assistir às aulas gravadas não contam para o percentual mínimo de presença.

Material

Slides, atividades práticas e materiais extras (como links e videos complementares) ficam disponíveis na plataforma de ensino.

Valores

Informações vigentes para a turma com início em 26/07/2025

Docente(s)

Vinicius Guimarães

Vinicius Guimarães

Designer formado pela EBA/UFRJ e doutor em design pela ESDI/UERJ. Especialista em tipografia, desenvolve projetos, pesquisas e eventos sobre o tema.
Silvia Rebello

Silvia Rebello

Diretora da BR75 texto | produção | design, é especialista em planejamento e gestão de projetos editoriais, com mais de 20 anos de atuação no mercado do livro.
Sérgio França

Sérgio França

Editor de livros impressos e eBooks, Especialista em Produção do Livro (PUC- RJ), Mestre em História e Política (FGV), Doutorando em História e Política (FGV).
Ricardo Costa

Ricardo Costa

CEO MVB Brasil, profissional do livro há mais de 20 anos. Apaixonado pelo livro e amante de tecnologia.
Paula Cajaty

Paula Cajaty

Paula Cajaty é escritora e editora da Jaguatirica e da Gato-Bravo. Diretora da LIBRE e associada ao IBPA, apresentou livros e eventos em diversos países.
Nenhum Colaborar encontrado

Carga Horária

A pós-graduação possui 360 horas/aula
  • sábados quinzenais
    Quando acontece o Curso
  • 9h às 17h
    Horário do Curso
  • 30 Participantes
    Número máximo de alunos
  • 26/07/2025
  • 24 meses
O Curso termina em: 10/07/2027

Para receber o certificado de especialista, você deve ter presença de 75% nas aulas remotas ao vivo e média de 60 pontos ou mais em cada módulo.

Exclusivo para alunos das Pós

Alunos das pós-graduações do Nespe têm descontos, oportunidades de estágio, encontros com profissionais do mercado e muito mais.

Saiba mais

Requisito

O que você deve saber

Você deve ter certa destreza com o uso de computadores (Windows ou Mac): criação de pasta, salvar e copiar arquivos, receber e enviar e-mails e instalar programas gratuitos.

O que você deve ter

  • Um computador com acesso à internet
  • Uma conta de e-mail gratuita do Gmail para acessar a plataforma Google Sala de Aula

Processo seletivo

O objetivo principal de nossos processos seletivos é selecionar pessoas que tenham o melhor perfil para a pós-graduação escolhida. Isso não quer dizer que escolhemos os melhores candidatos, mas sim aqueles que terão mais proveito do curso.
  1. Inscreva-se. Basta preencher o formulário nesta página. Não há taxa de inscrição.
  2. Faça a entrevista. Quando nossa agenda para entrevistas for aberta, enviaremos um link para que você faça o agendamento da sua entrevista online. No dia e horários escolhidos, basta entrar no link de Google Meet recebido.
  3. Matricule-se. Os candidatos aprovados fazem a matrícula a partir da entrega dos seguintes documentos digitalizados:
    • Diploma do Ensino Superior*
    • Histórico do Ensino Superior*
    • Carteira de Identidade (não pode ser CHN)
    • Cadastro de Pessoa Física (CPF)
    • Comprovante de residência com CEP
* Para matrícula é aceito o certificado de conclusão com a data da realização da colação de grau; contudo, é necessária a entrega do diploma de ensino superior para a conclusão da pós-graduação.

Pronto para o próximo passo?

Preencha o formulário no link abaixo. O resultado desta primeira etapa será divulgado utilizando os e-mail e WhatsApp fornecidos.

Os selecionados receberão um link para agendamento da entrevista online.

Outros Cursos de Pós-Graduações NESPE

Pin It on Pinterest