09/07/25 18:00 às 21:00 (quarta-feira)
10/07/25 - 18:00 às 21:00 (quinta-feira)
14/07/25 - 18:00 às 21:00 (segunda-feira)
15/07/25 - 18:00 às 21:00 (terça-feira)
Curso Autorizado pelo MEC
Descrição
Com apoio do PublishNews e em parceria com o Centro Universitário Ítalo Brasileiro, o NESPE criou o curso de especialização em Edição e Gestão Editorial para capacitar e profissionalizar estudantes interessados nessa área de atuação.
Ao final do curso, você conhecerá intimamente as práticas de editoração e poderá trabalhar como editor, publisher, assistente, coordenador, produtor e gerente na área editorial, ou até mesmo abrir seu próprio negócio.
Objetivos
Conheça todo o processo de produção editorial e as particularidades da gestão de uma editora. Aprenda o vocabulário usado pelos profissionais do ramo, conheça as principais tendências do mercado e sinta-se mais seguro para tomar decisões. Estabeleça seu networking interagindo com alunos, professores e convidados que atuam na área.
CONHEÇA O MERCADO EDITORIAL
VÁ ALÉM DO LUGAR-COMUM
SINTA-SE MAIS SEGURO AO TOMAR DECISÕES
CRIE SEU NETWORKING
ESTRUTURE SEU PLANO DE NEGÓCIOS
Público-alvo
EDITORES E ASSISTENTES EDITORIAIS
REVISORES, PREPARADORES E OUTROS PROFISSIONAIS DO TEXTO
DESIGNERS E DIAGRAMADORES
PROFISSIONAIS DE JORNALISMO, LETRAS, ARTES E OUTRAS ÁREAS INTERESSADOS EM ENTRAR NO MERCADO EDITORIAL
BOOKLOVERS
Diferenciais
AULAS AO VIVO
PLATAFORMA GOOGLE
FOCO NA PRÁTICA
Módulos
O curso tem início com uma aula inaugural de 8 horas. O restante das aulas é dividido em 4 módulos, contendo 11 aulas. Cada módulo tem duração de um semestre.
Conteúdo Aula a Aula
O curso tem início com uma aula inaugural de 8 horas. O restante das aulas é dividido em 4 módulos, contendo 11 aulas. Cada módulo tem duração de um semestre. Grade provisória. As aulas podem mudar de ordem ou serem substituídas de acordo com a disponibilidade de palestrantes ou por motivos de força maior.
GESTÃO EDITORIAL (96 horas)
A história do livro no Brasil
Produção editorial e gestão de projetos
Produção editorial e gestão de projetos
Gestão financeira e administrativa de editoras
Gestão financeira e administrativa de editoras
Gerenciamento de negócios editoriais
Estratégias de gestão aplicadas ao mercado editorial
Direitos autorais
Contratos editoriais
Venda de livros para o governo
Apresentação de trabalhos
MERCADO EDITORIAL (88 horas)
Modelos empresariais de editoras
Formação de catálogo
Agentes literários
Assessoria de comunicação
Comercialização
Tendências de mercado
Marketing e planejamento estratégico
Marketing e planejamento estratégico
Marketing digital
Comportamento do consumidor de livros
Apresentação de trabalhos
PRODUÇÃO EDITORIAL (88 horas)
Preparação de originais
Revisão de originais
Tradução e adaptação
Introdução ao design gráfico
Design editorial
Tipografia
Design de capas
Produção gráfica
Produção gráfica
Visita técnica virtual à gráfica
Apresentação de trabalhos
EDIÇÕES DIGITAIS E TENDÊNCIAS (88 horas)
Introdução a e-books e Distribuição de livros digitais
E-books: outro olhar
Produção de e-books
Produção de e-books
Metadados
Futuro do livro, o livro no futuro
Ilustração editorial
Apresentações, jogos e gamificação para o mercado editorial
Artigos e projeto final
Audiolivros
Apresentação de trabalhos
Certificado
AUTORIZADO PELO MEC
Quem tiver presença de 75% nas aulas remotas ao vivo e média mínima de 60 pontos nos exercícios receberá certificado.
As aulas ao vivo são gravadas para que os alunos possam assistir posteriormente. Assistir às aulas gravadas não contam para o percentual mínimo de presença.
Material
Slides, atividades práticas e materiais extras (como links e videos complementares) ficam disponíveis na plataforma de ensino.
Informações vigentes para a turma com início em 26/07/2025
PARCELADO EM ATÉ 24 VEZES
R$499,00/mês
Observações:
Os boletos ficam disponíveis no site do Centro Universitário Ítalo-Brasileiro, no Portal do Aluno.
As mensalidades têm vencimento no dia 15 de cada mês.
O Centro Universitário concede bolsas de estudo de até 30% de desconto. A distribuição desse desconto acontece de acordo com a disponibilidade e a real necessidade dos alunos.
Se você quiser fazer um pedido de desconto, entre em contato pelo email contato@nespe.com.br, indicando o curso de seu interesse, enviando seu currículo e um texto com as razões para concessão de desconto.
Diretora da BR75 texto | produção | design, é especialista em planejamento e gestão de projetos editoriais, com mais de 20 anos de atuação no mercado do livro.
Editor de livros impressos e eBooks, Especialista em Produção do Livro (PUC- RJ), Mestre em História e Política (FGV), Doutorando em História e Política (FGV).
Paula Cajaty é escritora e editora da Jaguatirica e da Gato-Bravo. Diretora da LIBRE e associada ao IBPA, apresentou livros e eventos em diversos países.
Você deve ter certa destreza com o uso de computadores (Windows ou Mac): criação de pasta, salvar e copiar arquivos, receber e enviar e-mails e instalar programas gratuitos.
O que você deve ter
Um computador com acesso à internet
Uma conta de e-mail gratuita do Gmail para acessar a plataforma Google Sala de Aula
Processo seletivo
O objetivo principal de nossos processos seletivos é selecionar pessoas que tenham o melhor perfil para a pós-graduação escolhida. Isso não quer dizer que escolhemos os melhores candidatos, mas sim aqueles que terão mais proveito do curso.
Inscreva-se. Basta preencher o formulário nesta página. Não há taxa de inscrição.
Faça a entrevista. Quando nossa agenda para entrevistas for aberta, enviaremos um link para que você faça o agendamento da sua entrevista online. No dia e horários escolhidos, basta entrar no link de Google Meet recebido.
Matricule-se. Os candidatos aprovados fazem a matrícula a partir da entrega dos seguintes documentos digitalizados:
Diploma do Ensino Superior*
Histórico do Ensino Superior*
Carteira de Identidade (não pode ser CHN)
Cadastro de Pessoa Física (CPF)
Comprovante de residência com CEP
* Para matrícula é aceito o certificado de conclusão com a data da realização da colação de grau; contudo, é necessária a entrega do diploma de ensino superior para a conclusão da pós-graduação.
Pronto para o próximo passo?
Preencha o formulário no link abaixo. O resultado desta primeira etapa será divulgado utilizando os e-mail e WhatsApp fornecidos.
Os selecionados receberão um link para agendamento da entrevista online.